Título: Cuba e UE retomam cooperação
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 24/10/2008, Internacional, p. A23

Lula viaja à ilha no dia 30 para assinar acordos entre Petrobras e a estatal cubana Cupet

Cuba e a União Européia reiniciaram sua cooperação bilateral depois de cinco anos de congelamento das relações por causas políticas. Este foi a primeira decisão tomada durante uma visita ao país do comissário europeu para o Desenvolvimento e a Ajuda Humanitária, Louis Michel, com a intenção de diálogo político "sobre a base da reciprocidade e não-discriminação, além do estrito apego e respeito à soberania dos Estados", segundo o texto.

Michel chega à ilha uma semana depois de a União Européia (UE) ter retomado o diálogo político com Cuba, durante uma reunião ministerial realizada em Paris.

Depois de assinar o documento de colaboração com o chanceler cubano, Felipe Pérez Roque, Michel anunciou a aprovação de uma ajuda humanitária imediata de 2 milhões de euros para as urgências que ainda geram danos dos furacões Ike e Gustav, que em setembro levaram à perda de US$ 5 bilhões. Hoje, Michel visita Piñar del Rio, uma das regiões mais afetadas.

Outra oferta do bloco, de 20 a 25 milhões de euros, estará disponível a partir de 2009 para programas de reconstrução de escolas, hospitais e casas. Também foi anunciada a visita do diretor de Desenvolvimento da Comissão Européia para identificar com autoridades cubanas áreas e possíveis modalidades de cooperação. Em comunicado divulgado semana passada, a UE destacou a expectativa de uma transição à democracia e à economia de mercado na ilha.

No dia 30, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja para Havana onde assinará acordos na área de energia entre a Petrobras e a estatal cubana Cupet. Segundo fontes do governo, os acordos fazem parte de um programa de investimentos e contemplam a prospecção de petróleo na costa da ilha. O bloco que será explorado pela Petrobras já foi definido ¿ fica próximo ao litoral do balneário Varadero e se situa em águas não muito profundas.