Título: BNDES vai socorrer empresas
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 25/10/2008, Economia, p. A17
Governo pode ajudar exportadoras prejudicadas pela valorização do dólar, diz Coutinho
O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, afirmou ontem que a instituição pretende ajudar empresas exportadoras que tiveram perdas com operações realizadas em dólar (os chamados derivativos cambiais), e que agora enfrentam dificuldades com a expressiva alta da moeda norte-americana, verificada no último mês em decorrência da crise financeira internacional.
Sem entrar em detalhes, Coutinho explicou que o processo está em discussão e será feito em conjunto com outras instituições financeiras.
¿ Foi uma parte de empresas exportadoras, as que tinham gestão financeira mais sofisticada, que entraram nesse tipo de derivativo. É um conjunto limitado e o processo (de ajuda) está em curso. A grande maioria destas empresas já está renegociando com a própria rede bancária condições para solucionar estes problemas ¿ afirmou Luciano Coutinho.
Soluções
Logo depois da palestra, em entrevista à imprensa, o presidente da instituição disse que preferia não nomear quais as empresas poderão receber auxílio do banco, mas admitiu que algumas delas já estão conversando com o BNDES. Destacou ainda que cada caso será avaliado particularmente pela instituição.
¿ Vamos conversar com as empresas. É tudo caso a caso, depende muito ¿ disse, referindo-se à maneira como deve se dar a ajuda.
Coutinho, que fez as declarações durante palestra proferida na Câmara Britânica de Comércio, adiantou ainda que o suporte às empresas necessitadas poderá se dar via desembolsos do banco para financiamentos já aprovados ou via uso de debêntures. E acrescentou que o setor bancário privado está disposto a refinanciar as perdas dessas empresas com prejuízo e "diluir isso lá na frente". O BNDES, segundo ele, atuaria de forma complementar.
¿ Uma vez que isso seja solucionado, vai desaparecer um elemento de incerteza que tem travado um pouco o processo de concessão de crédito dentro do sistema bancário. E nós estamos trabalhando intensamente para acelerar a solução desses casos. Conseguiremos fazer isso de maneira muito bem sucedida ¿ completou.
Coutinho admitiu que o BNDES vem conversando com algumas dessas empresas que foram afetadas com a forte valorização do dólar em relação ao real, depois que se agravou crise financeira mundial.
¿ São empresas exportadoras brasileiras robustas e de qualidade, que terão, se necessário, o suporte do BNDES de modo que nenhum problema de liquidez inviabilize essas empresas ¿ garantiu o presidente da instituição.