Título: BB pode financiar carros em 36 parcelas
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 25/10/2008, Economia, p. A20

O comitê gestor do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) entregou ontem ao presidente Lula moção de quatro pontos solicitando providências manutenção do crédito, bloqueio a maiores oscilações de câmbio, interrupção da série de altas nas taxas de juros e preservação do nível de emprego, como motor da economia como forma de preservar a integridade do mercado interno neste momento em que pode acontecer uma frustração das expectativas de exportação.

Segundo o consultor Antoninho Marmo trevisan, integrante do comitê, Lula se mostrou preocupado com os efeitos da crise no setor automobilístico e anunciou a possibilidade de o Banco do Brasil vir a financiar vendas de carros em 24 ou 36 parcelas, de maneira a manter em pleno funcionamento o setor, de extrema relevância na cadeia de produção nacional.

No segundo ponto da moção, apresentada pelo comitê e subscrita pela maior parte dos 112 integrantes do CDES, o presidente da República foi instado a tomar providências para impedir a continuidade das oscilações na taxa de câmbio, de maneira garantir a continuidade dos negócios.

Os conselheiros também destacaram a necessidade de interromper-se o ciclo de alta na taxa básica de juros (Selic). O conselheiro Antoninho Marco Trevisan relatou que o presidente elogiou o trabalho do ministro Guido Mantega e do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, perfeitamente afinados, segundo ele, na condução das providências para minimizar os reflexos da crise sobre o Brasil.