Título: Vale corta produções com custos elevados
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 25/10/2008, Economia, p. A20

A Vale vai reduzir sua produção em operações onde o custo seja alto e suspender a compra de minério de ferro de terceiros enquanto a demanda se mostrar retraída devido à crise financeira global, afirmou o presidente da mineradora, Roger Agnelli.

Ele informou que duas operações de níquel, metal cujo preço caiu fortemente nos últimos meses, já tiveram a produção reduzida. A empresa cortou em 20% a produção de níquel na Indonésia, e como consequência vai reduzir para 65% a capacidade de produção de uma processadora em Dalian, na China.

¿ Estamos desligando os geradores a diesel na Indonésia, onde a gente trabalha a plena capacidade, e vamos trabalhar com hidroeletricidade em Dalian, na China, o mercado praticamente desapareceu ¿ disse Agnelli em coletiva para comentar o balanço do terceiro trimestre de 2008. ¿ Não adianta forçar a venda que vai sair a preço de liquidação. O comprador hoje está podendo fazer o preço.

A empresa, maior produtora de minério de ferro do mundo, matéria-prima do aço, teve recorde de lucro no terceiro trimestre, de 12,4 bilhões de reais, mas já prevê resultados menos elevados nos próximos meses.

¿ O quarto trimestre não deve ser tão brilhante como o terceiro, mas estamos trabalhando com tranquilidade. O mercado vai passar por um ajuste super severo onde as empresas vão se desfazer dos estoques ¿ explicou.

Agnelli admitiu reduzir o ritmo dos investimentos se a crise se agravar, mas qualquer decisão somente será tomada no final de 2009. Por enquanto, "a hora é de arrumar a casa e fechar operações com custo elevado", definiu, "até se ver a magnitude da crise conseguimos enxergar no máximo 2009".