O globo, n. 31925, 02/01/2021. Economia, p. 21

 

Venda direta avança

Glauce Cavalcanti

Carolina Nalin

02/01/2021

 

 

Com alto desemprego, revendedores já são 4 milhões no país

Com a taxa de desemprego em patamar recorde - atingiu 14,3% no trimestre encerrado em outubro - o número de concessionárias do setor de venda direta cresce dois dígitos ao mês desde junho, sempre antes do mesmo mês de 2019. O pico foi em julho , com alta de 24%, mas seguiu forte, tendo subido 11% em outubro. São 4 milhões de pessoas na atividade, segundo a Abevd, associação que reúne empresas do segmento. O mercado de venda direta tende a crescer em períodos de crise econômica. O atual, porém, tem um desenho atípico, explica Bruno Ottoni, pesquisador do IDados. Devido às medidas restritivas adotadas nos primeiros meses da pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos e deixaram o mercado:

- Esse movimento na venda direta se casa com a volta dessas pessoas ao mercado em busca de trabalho, com a reabertura da economia. É um movimento crescente de junho aqui, em um esforço para encontrar uma maneira de gerar receita. Faz crescer os autônomos. Adriana Colloca, presidente da Abevd, faz coro com Ottoni, reforçando que a crise fará com que a venda porta-a-porta continue avançando: - é uma oportunidade a ser empreendida. Houve uma imensa digitalização da venda direta, o que permitiu divulgar produtos e vender à distância, atingir novos clientes e trazer produtos para quem ficou em casa. As empresas vinham fazendo isso, mas ainda havia resistência das concessionárias, que foi superada. No primeiro trimestre, o contingente de concessionárias encolheu em relação a 2019, o que é comum neste período, diz Colloca. Em maio,

Fhi em busca de um plano B que a engenheira de produção Leny Fontes, de 35 anos, percebeu a venda direta como uma oportunidade de renda. Após cinco anos de formatura, ela conseguiu um emprego em fevereiro na área de Gerenciamento de Projetos. Apenas o agravamento da pandemia causou o cancelamento de muitos dos planos da empresa, e ela foi demitida em setembro. Vi um ponto de venda na revenda de produtos Boticário:

- Li um post em uma rede social e achei que seria uma boa oportunidade porque você não precisa de muito dinheiro para começar. O baixo investimento e a flexibilidade de horário são pontos positivos citados por Leny. Seu objetivo agora é ampliar a carteira de clientes: - antes eu tinha um valor mínimo para poder comprar os produtos, mas mudei para a categoria O Boticário Rosé e agora poderei sempre dizer sim aos meus clientes. Instagram e Facebook tenho um perfil que bombeia, mas o que mais traz retorno é a divulgação em grupos do WhatsApp.

 MULHERES SÃO MAIORES

Essa mudança traz um novo perfil de concessionárias, cada vez mais digitalizado. Quase metade (48%) dessa rede no país tem entre 18 e 29 anos, e 58% são mulheres. A Tupperware, conhecida por itens de armazenamento de alimentos, viu sua rede de revendedores crescer 21% no segundo e quarto trimestres do ano passado. Nos anos anteriores, crescimento de 12%. - Não vemos necessariamente mais contribuições de jovens, mas de pessoas que têm interesse em uma jornada 100% digital. As vendas cresceram 20% nesses seis meses e, no terceiro trimestre, o aumento foi de 35% - conta Newton Nascimento, diretor de vendas da Tupperware Brasil. A pandemia deu um impulso extra ao segmento, pelo aumento da demanda por produtos a reboque do maior número de famílias que cozinham e cuidam mais da casa.

NNatura, beleza e cosméticos, o nível de atividade das consultoras avançou 12,8% no terceiro trimestre, na comparação com os três meses anteriores. A multinacional brasileira tem 1,8 milhão de consultoras na América Latina, 1,2 milhão delas no Brasil.

- No terceiro trimestre, as vendas do e-commerce cresceram mais de 80%, considerando (as marcas) Natura e Avon, graças ao movimento de consultoras que passaram a divulgar cada vez mais suas lojas online. O número de pedidos aumentou 45% em relação ao terceiro trimestre de 2019, já que agora mais de um milhão de consultoras têm loja online própria, 75% a mais que no terceiro trimestre do ano passado - afirma CIDA Franco, diretora de vendas da Natura no Brasil .

Para Hinode, na área de higiene pessoal e cosméticos, passou por uma reestruturação nos últimos dois anos, após ver sua receita cair de R 2 2,7 bilhões para RR 1,5 bilhão de 2018 a 2019. E 2020 está pronto para crescer novamente, afirma Eduardo Frayha, diretora executiva de Marketing do grupo - descentralizamos o processo de entrega. Os franqueados, que até então não tinham entrega, começaram a implantar. Também realizamos campanhas incentivando a compra de produtos e aumentando o comissionamento da rede, o que aumentou o tíquete médio. O e-commerce Hinode quadruplicou no início da pandemia. Já o faturamento avançou, de março a dezembro, 127%, em relação ao mesmo período de 2019. A ativação das promoções resultou na entrada de 200 mil novas consultoras neste período, sendo 161 mil no Brasil. Frayha conta que foi possível expandir para cidades do interior, do Norte e principalmente do Nordeste. O perfil de qualificação também mudou, atraindo o público jovem:

- Temos 50% de homens e 50% de mulheres, e 60% desse perfil que hoje faz parte da Hinode são das classes E, e buscam um plano B (trabalho) ou microempresa. A idade média de nossos consultores é de 34 anos. A Agent atraiu um público jovem que possui uma experiência profissional de cinco a dez anos no mercado e hoje vê na Hinode um negócio próprio, como empresário.

 CUIDADO COM DÍVIDAS

Rubens Massa, professor do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV, reconhece a oportunidade no setor, mas recomenda cautela:

- É preciso fugir de empresas que vendem kits de produtos de revenda antecipada que percam liquidez ou se endividem. É importante pesar como investir tempo, energia e recursos escassos neste momento. Existe muito de um empreendedorismo de sobrevivência. Basta notar que boa parte dos jovens traficantes vem da periferia. A Herbalife Nutrition afirma que houve expansão na rede de revendedores de seus itens de nutrição entre julho e setembro, mas não informa em que medida. Diz, no entanto, que a base de clientes quase quadruplicou em 2020. - Com contrariedade, muitas pessoas começaram a abusar das alternativas e encontraram na Herbalife uma fonte de rendimento extra. A faixa etária (dos revendedores) está entre 25 e 40 anos, e a maioria (65%) são mulheres - afirma Igor Carvalho, diretor comercial e de marketing da empresa no Brasil. Mas uma recuperação no mercado de trabalho pode tirar o ímpeto desse crescimento e corroer as vendas. Leny não planeja confiar apenas na venda direta para sobreviver. Quero retomar a na sua área e conciliar com a atividade anova: - a revenda ainda não é suficiente para me manter. Se eu conseguir um novo emprego na minha profissão, quero me reconciliar. No momento, agente não pode viver só de uma atividade.