O globo, n. 31927, 04/01/2021. País, p. 5

 

Câmara deve ter semana decisiva na disputa por seu comando

Bruno Góes

04/01/2021

 

 

Bancada do PT deve bater o martelo hoje sobre adesão a Baleia Rossi; Arthur Lira viajará em busca de apoios 

 A primeira semana do ano deve ser decisiva na disputa pela presidência da Câmara. Detentor da maior bancada, o PT deve bater hoje o martelo sobre o apoio a Baleia Rossi (MDB-SP). Com o racha dos partidos de centro, as siglas de esquerda podem ser fundamentais para desequilibrar a eleição. Em outra frente, o candidato de Jair Bolsonaro, Arthur Lira (PP-AL), deve começar a viajar o país em busca de apoios, conforme antecipou o colunista Lauro Jardim, do GLOBO. Lira busca forçar dissidências em legendas que sinalizaram adesão ao principal adversário.

Hoje, os petistas têm uma nova reunião de bancada para debater o assunto, às 15h. Se houver um pacto favorável ao parlamentar do MDB, haverá um ato formal de apoio a Rossi.

— Teremos uma nova reunião com a bancada. Depois de a bancada decidir qual caminho seguir, aí sim devemos chamar o Baleia para uma reunião —diz o líder do PT, Enio Verri (PR).

Na última semana, os parlamentares de esquerda conseguiram um compromisso de Rossi pela manutenção das prerrogativas e instrumentos de atuação da oposição. O acordo foi um aceno de que não haverá obstáculos para a convocação de ministros de Bolsonaro e a criação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) para dar prosseguimento a investigações contra o governo.

Na ocasião, deputados do PT chegaram a questioná-lo sobre a possibilidade de abertura de processos de impeachment, mas o assunto não foi adiante.

As conversas entre oposição e o bloco de Baleia Rossi e Rodrigo Maia (DEM-RJ) avançaram. Parlamentares de PT, assim como PSB, PDT e PCdoB, já dão como certa a composição no bloco do deputado do MDB.

O PSB, entretanto, ainda enfrenta uma divisão interna. Parte da bancada quer apoiar Lira. O deputado do PP deve iniciar esta semana uma agenda de viagens para angariar votos, com primeira parada em estados da região Norte. Em Manaus, será acompanhado pelo colega Marcelo Ramos (PL-AM). O candidato do PP também busca o apoio formal de PTB e Podemos, siglas que ainda não firmaram acordos.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Lira e Rossi têm presença tímida nas redes, aponta levantamento

Gabriela Oliva

04/01/2021

 

 

Adversários na disputa pela presidência da Câmara, os deputados Baleia Rossi (MDB-SP) e Arthur Lira (PPAL) têm presença acanhada nas redes sociais, em patamares muito inferiores ao do atual ocupante do posto, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Levantamento da consultoria Bites, no período de 7 de janeiro de 2019 até o último dia 29, mostra que Rossi tem uma base de 106 mil seguidores nas redes sociais — uma mesma pessoa pode seguir o perfil em diferentes plataformas — e conseguiu 478 mil interações neste intervalo de tempo. Já Lira, que criou uma conta no Twitter há apenas dois anos, tem a metade dos apoiadores, 53 mil, e angariou 400 mil interações.

— Ambos têm baixa densidade digital e vão precisar mudar a estratégia, caso conquistem a presidência da Câmara. Sem o uso adequado das redes sociais, ficará difícil se comunicar com a população — avalia o sócio-diretor da Bites, Manoel Fernandes.

Maia, por exemplo, tem 1,4 milhão de seguidores somando Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, e suas publicações geraram 9,8 milhões de interações no período analisado. Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), tem 614 mil seguidores, e os posts geraram 3,7 milhões de interações. O presidente da Câmara usa as redes sociais com frequência para se posicionar sobre temas do noticiário, além de fazer críticas ao governo.

Rossi, candidato apoiado por Maia e em busca do apoio formal do PT, usou o Twitter na semana passada para prestar solidariedade à ex-presidente Dilma Rousseff, atacada pelo presidente Jair Bolsonaro, que ironizou a tortura sofrida pela petista na ditadura militar. No sábado, o deputado também usou as redes para citar a necessidade de o Poder Legislativo não estar vinculado ao Executivo, tom que tem procurado adotar para se contrapor a Lira, que tem o apoio de Bolsonaro.

Já Lira, em sua publicação mais recente, tratou da posse dos prefeitos e se disse “à disposição” para ajudá-los com eventuais demandas.

“Temos muito a fazer pelo Brasil”, postou o deputado.