Valor econômico, v. 21, n. 5182, 04/02/2021. Brasil, p. A4

 

Bolsonaro discute com Uruguai flexibilização do Mercosul

Matheus Schuch

Daniel Rittner

04/02/2021

 

 

Energia e infraestrutura também são tema de encontro dos dois presidentes em Brasília

O presidente Jair Bolsonaro recebeu ontem o mandatário do Uruguai, Luis Lacalle Pou, para discutir flexibilizações para acordos envolvendo países do Mercosul.

“Conversamos sobre a possibilidade de flexibilizar para cada país os seus negócios com outros países, falamos um pouco de energia e infraestrutura também”, relatou Bolsonaro.

Em rápido pronunciamento, o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, citou duas prioridades: dragagem da lagoa Mirim, no Rio Grande do Sul, para viabilizar uma “hidrovia do Mercosul” e a construção da segunda ponte de Jaguarão, na divisa gaúcha com o país vizinho.

Na sequência, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, citou que a integração energética tem garantido o abastecimento no Brasil, pois desde outubro de 2020 o país importa energia de Uruguai e Argentina, parceria que poderá ser ampliada.

Já o chanceler Ernesto Araújo destacou que, por ocasião dos 30 anos do Mercosul, seria oportunidade de “redinamizar” o bloco e levar pautas comuns adiante para a integração fronteiriça.

Ao encerrar o pronunciamento, Lacalle Pou disse que regressaria “muito contente” por ver que há confluência de ideias.

“Como toda a associação, é preciso revê-la e mudá-la e o próximo passo é a flexibilização para que cada país possa avançar”, acrescentou, destacando também a necessidade de avançar com o projeto da hidrovia do Mercosul.

Ao encerrar o pronunciamento, Bolsonaro disse que está sendo organizado um “encontro informal” dos membros do bloco em março, possivelmente em Foz do Iguaçu.