Título: Agentes do FBI chegam a Anapu
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 27/02/2005, País, p. A6

Três agentes do FBI, a polícia federal americana, visitaram ontem, no município de Anapu, no Pará, o local onde a missionária Dorothy Stang foi assassinada. Eles tiraram fotos e tiveram acesso a informações do inquérito da Polícia Federal . Na sexta-feira, os agentes conversaram com dois acusados pelo crime que estão presos em Altamira. O agente Richard Cavalieros, adido do FBI lotado em Brasília, e Oscar Montoto - o nome do terceiro agente não foi divulgado - também se reuniram com delegados das polícias Civil e Federal.

De acordo com a PF, a presença dos agentes do FBI se deve à repercussão internacional do caso da irmã Dorothy. Os três americanos pediram apoio à polícia para elaborar um relatório. Eles não revelaram quantos dias devem permanecer na região.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que recebeu alta ontem do Instituto do Coração (Incor) de São Paulo, preferiu não comentar a presença de agentes do FBI no Pará.

- Isso é competência do Ministério da Justiça - afirmou a ministra.

Em Belo Monte, no Oeste do Pará, agentes da PF prenderam ontem dois homens suspeitos de dar cobertura à fuga do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, acusado de ser o mandante do assassinato da missionária.

Segundo a PF, os presos Magnaldo Santos, o Negão, e Cleoni Santos, trabalhavam como vaqueiros na fazenda de Bida. Os dois negaram a acusação.

Os vaqueiros tiveram a prisão temporária decretada ontem. Um terceiro homem ligado a Bida também teve a prisão decretada e é procurado nas regiões de Anapu e Altamira.

O advogado de Bida, Augusto Septiminio, acompanhou o depoimento dos dois vaqueiros do fazendeiro durante cerca de três horas e meia, na sede da PF. Ele disse que seu cliente deve se entregar após a conclusão do inquérito, que acontece amanhã. A PF confirmou que negocia a rendição de Bida para os próximos dias.

Em São Paulo, os médicos do Incor informaram que a ministra Marina Silva tem uma compressão na coluna cervical, provocada por uma hérnia de disco. Marina foi internada na sexta-feira, reclamando de dores no peito. Ela vai usar um colar cervical para aliviar a dor.

Com Folhapress e Agência Brasil