O Estado de São Paulo, n.46375, 06/10/2020. Economia, p.B3

 

Bolsonaro diz desconhecer o sistema PIX

Emilly Behnke

06/10/2020

 

 

Dúvida. Até o início da noite de ontem, foram feitos 3,5 milhões de cadastros no sistema de pagamentos

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem desconhecer o Pix, o novo sistema de pagamentos e transferências bancárias desenvolvido pelo Banco Central. Desde que assumiu a instituição, no início do governo, em 2019, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, tem o novo sistema como uma aposta para revolucionar o mercado.

Um apoiador do presidente o parabenizou pelo novo sistema, que poderá ser usado como substituto de DOCS e TEDS, será gratuito, instantâneo e estará disponível a qualquer hora, sete dias por semana. A previsão é que a maioria das transações seja aprovada e finalizada em até dez segundos.

Bolsonaro respondeu que não leu sobre o assunto e que tratou nesta semana sobre carteira de habilitação para pilotos com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. O apoiador, então, explica ao presidente o funcionamento do Pix.

"Esse é do Banco Central, usado para pagamentos 24 horas, 7 dias por semana, qualquer hora, não precisa nem de DOC nem de TED", disse.

"Não tomei conhecimento. Vou conversar esta semana com o Roberto Campos", respondeu Bolsonaro.

Apesar da resposta do presidente, o Pix já foi mencionado por Bolsonaro pelo menos duas vezes em suas redes sociais. Em 24 de fevereiro, ele disse no Twitter que o sistema iria trazer "mais agilidade" e "menos custos ao cidadão". A fala mais recente foi em 15 de agosto, quando destacou, justamente, o início dos registros, que começaram ontem.

Instabilidade. Com instabilidade nos apps dos bancos ontem, o BC afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não existe uma data-limite para que pessoas físicas e empresas façam o cadastramento das chaves do Pix.

A partir da manhã de ontem, alguns clientes dos bancos reclamaram nas redes sociais de dificuldades para acessar os aplicativos de bancos para fazer o registro das chaves.

O cadastramento começou nesta segunda-feira e, segundo o BC, seguirá por tempo indeterminado. A chave de usuário é um identificador de contas do Pix. O cliente pode cadastrar um número de celular, e-mail, CPF, CNPJ ou um EVP (uma sequência de 32 dígitos a ser solicitado no banco). Por meio da chave, será possível receber pagamentos e transferências 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano. O sistema começará a funcionar em 16 de novembro.

Como informou o Estadão/broadcast, Bradesco e Itaú Unibanco tiveram instabilidade em seus aplicativos. Nenhum dos dois bancos, contudo, relacionou a intermitência a uma maior procura dos clientes para cadastrarem suas chaves.

O Bradesco informou que as equipes do banco trabalharam para normalização total dos serviços. O Itaú Unibanco disse que o acesso ao aplicativo foi sendo restabelecido e que segue trabalhando para "eliminar qualquer instabilidade que ainda possa ocorrer".

O BC informou que registrou até as 18h30 de ontem um total de 3,5 milhões de cadastros de chaves no Pix. O BC habilitou 677 bancos, fintechs e cooperativas para o lançamento do sistema.