O globo, n. 31928, 05/01/2021. Sociedade, p. 7

 

Estados negociam a aquisição de doses da Pfizer

05/01/2021

 

 

Os estados brasileiros iniciaram uma negociação paralela para tentar adquirir doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela americana Pfizer, em parceria com a farmacêutica alemã BioNTech. A informação foi dada ontem por Carlos Lula, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) à CBN, e confirmada pelo GLOBO.

De acordo com o presidente da instituição, a maioria dos estados está participando do processo. Carlos Lula afirmou que o desejo dos secretários é que a negociação seja coordenada pelo Ministério da Saúde, mas que os estados não vão ficar “de braços cruzados, esperando”. Ele afirmou que a Pfizer procurou o Conass por estar enfrentando dificuldades para entrar em um acordo com o governo federal.

Carlos Lula afirmou que os estados têm estoque suficiente de seringas para começar a campanha de vacinação e criticou a demora do governo federal em estabelecer uma data para o início da imunização da população.

Até o momento, o laboratório tem apenas um memorando de entendimento firmado com o governo brasileiro. Desde o dia 9 de dezembro, quando o documento foi assinado, não houve avanço significativo em relação ao contrato para aquisição de doses da vacina.

Representantes da Pfizer já afirmaram que só pedirão autorização emergencial caso assinem contrato com o ministério. A pasta, por sua vez, afirmou que só comprará vacinas que tiverem o aval da Anvisa.