O globo, n. 31929, 06/01/2021. Mundo, p. 18

 

Governos na Europa aumentam restrições anti-Covid

06/01/2021

 

 

Já em quarentena, Alemanha, Itália e Dinamarca adotam medidas ainda mais rígidas para tentar conter nova cepa do coronavírus
Depois de decretar uma quarentena parcial em novembro e fechar escolas, bares e restaurantes em meados de dezembro, a Alemanha voltou a intensificar as medidas restritivas no país ontem em uma tentativa de evitar um novo avanço da pandemia. Itália e Dinamarca também tomaram decisões semelhantes, a exemplo da Inglaterra e da Escócia no dia anterior, mesmo com o início da vacinação no continente.

Na Alemanha, além da prorrogação do período de quarentena até o final de janeiro, os moradores das regiões onde ocorre a maior disseminação do vírus terão viagens não essenciais restritas a um raio de 15km. De acordo com a mídia local, a nova regra se aplicaria às cidades e localidades que registraram mais de 200 novos casos de Covid-19 a cada 100 mil habitantes nos últimos sete dias. A determinação, discutida pela chanceler Angela Merkel e os 16 governadores estaduais, é a primeira a proibir viagens não essenciais nas regiões alemãs mais afetadas.

RESTRINGIR O CONTATO

Lojas e restaurantes ficarão fechados até o final de janeiro, assim como as escolas, com ensino a distância. Além disso, membros de uma família que morem na mesma casa poderão encontrar apenas uma outra pessoa em público. Já existe a determinação de que nos espaços públicos as reuniões sejam limitadas a cinco pessoas de duas famílias.

- Precisamos restringir estritamente a conta do tomais. Pedimos a todos os cidadãos que restrinjam o contato ao mínimo - disse Merkel, acrescentando que as medidas serão revistas em 25 de janeiro.

A Alemanha registrou o Registro Diário de 1.122 mortes no dia 30 de dezembro. Ontem, foram mais 944 mortes, com o total passando de 35 mil. Outros 11.897 casos também foram registrados, segundo o Instituto Robert Koch. O índice de contágio no país segue o dobro do que o governo considera administrável. Até segunda-feira, cerca de 266 mil pessoas já foram vacinadas, número bem superior ao de alguns de seus vizinhos, como Itália e França.

Na Itália, o governo decidiu prorrogar as restrições adotadas no final de 2020 até 15 de janeiro, adiando também o retorno das aulas presenciais para 11 de janeiro. Na nova determinação, o governo decidiu voltar amanhã ao sistema tricolor, que determina níveis de restrição diferenciados em função do avanço da pandemia nas regiões. Bares e restaurantes, impedidos de receber clientes, poderão fazer entregas neste final de semana. As viagens entre as regiões só podem ser feitas por motivos de trabalho, saúde ou emergências até o dia 15 de janeiro.

O número de casos diários de novas infecções caiu de 40 mil em meados de novembro para menos de 20 mil. Ontem, foram registradas 15.378 contaminações e 649 mortes.

 NOVA CEPA SE ALASTRA

Na Dinamarca, autoridades de saúde disseram esperar que a cepa anova mais virulenta detectada na Inglaterra seja a dominante no país em meados de fevereiro.

—A mutação já está tão disseminada que não pode ser interrompida - disse o premier Mette Frederiksen em uma entrevista. - Mas podemos atrasar e estender o tempo para que possamos vacinar mais pessoas.

Na Dinamarca, as novas restrições incluem a redução do limite de reuniões públicas de dez para cinco pessoas. Além disso, será obrigatório distanciar dois metros em áreas públicas. O país registrou 31 mortes ontem.