Título: Turbulências mundiais afetam crescimento de agências
Autor: Leandro, Eloisa; Sáles, Felipe
Fonte: Jornal do Brasil, 17/10/2008, Tema do Dia, p. A2
As incertezas do mercado internacional paralisaram o crescimento de agências de viagens e modificaram as estratégias para manter as contas em dia. O consultor em turismo Bayard Boiteux, diretor da Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, acredita que o impacto só não foi maior porque os estrangeiros costumam fechar os pacotes turísticos com muita antecedência. Para Boiteux, uma pesquisa feita com 50 empresários do Rio e São Paulo estimou crescimento de 16% a partir de campanhas direcionadas especialmente ao mercado Argentino.
¿ Segundo a Organização Mundial de Turismo, 80% dos viajantes optam por trajetos com no máximo quatro horas ¿ comentou Bayard. ¿ Os argentinos, assim como os brasileiros, não planejam com muita antecedência, e a desvalorização da moeda deles não foi tão grande como a nossa. As empresas deverão direcionar campanhas para os mercados da Argentina e do Chile, pois o Brasil tornou-se um destino atrativo nesses mercados.
Uma pesquisa com 50 empresários mostrou otimismo com o mercado argentino. Segundo Bayard, há uma estimativa de crescimento de até 16% no mercado internacional com campanhas voltadas para os argentinos. O estudo também mostrou previsão de acréscimo de 6% nos próximos três meses nos mercados europeu e norte-americano ¿ o que, no entanto, poderá ser dificultado devido ao planejamento a longo prazo dos turistas dessas localidades. O estudo também mostrou crescimento de 30% no turismo doméstico, com o agravante de que o dólar pode afetar combustíveis e passagens aéreas.
Mudança de estratégia
A CVC Turismo ¿ uma das maiores empresas do mercado ¿ já montou estratégias para combater a possível queda no fluxo de turistas. Segundo sua assessoria, a empresa ainda não sentiu mudanças, mas já aumentou anúncios voltados para o mercado nacional. A Marsans Viagens ¿ outra grande empresa que opera com recepção de turistas estrangeiros ¿ também não constatou mudanças ainda, mas admitiu mudança na forma de pagamento.
¿ Os clientes estão evitando o pagamento imediato ¿ confirmou o gerente de marketing da Marsans, Paulo Pimentel. ¿ A maioria está segurando para ver até onde o dólar vai. O projeto de compra dos estrangeiros é muito maior, e precisaremos de mais tempo para auferir se houve queda ou não. De qualquer forma, estamos dando mais destaque aos programas nacionais.
A agência MK Business constatou aumento de 25% no mercado nacional, mas houve estagnação nas vendas internacionais.
¿ Vivemos um momento de incerteza ¿ disse o diretor Leandro Gonçalves. ¿ Estão todos vendo o que vão acontecer.
Já a BK Viagens e Turismo não vendeu nenhum pacote internacional desde o início da crise.
¿ O movimento foi zero neste mês ¿ contou a proprietária Karine Costa. ¿ Ainda não pensamos em cortes. Estamos aguardando.