Título: Volatilidade do câmbio prejudica venda de pacotes de viagens atrelados ao dólar
Autor: Leandro, Eloisa; Sáles, Felipe
Fonte: Jornal do Brasil, 17/10/2008, Tema do Dia, p. A2

As freqüentes oscilações da moeda americana afetaram não só o movimento de turistas no Estado do Rio, mas também a venda de pacotes de viagens para o exterior ¿ que têm valor regido pelo dólar. A saída para muitos que tinham pacotes internacionais reservados foi renegociar a forma de pagamento. Agentes de viagens afirmam que, em setembro, a queda nas vendas chegou a até 50%, mês em que a crise financeira eclodiu. Para outubro, a estimativa é mais pessimista: baixa de até 80% nas vendas de pacotes internacionais.

¿ A procura é grande por clientes que comparecem à agência para rever a forma de pagamento dos pacotes reservados anteriormente. Não temos outra alternativa a não ser renegociar os prazos ¿ revela o gerente da agência de turismo Avipam, no Centro, Marcelo Castro.

Prejuízo

As vendas diárias de cinco pacotes turísticos para Buenos Aires, na Argentina, não fazem mais parte da rotina da Avipam, uma das maiores agências de turismo do Estado.

¿ Há poucas semanas, o câmbio estava cotado a R$ 1,50, e hoje a R$ 2,30, uma diferença enorme que está dificultando a venda de pacotes para o exterior ¿ lamenta Cláudia Torres, consultora de turismo.

A instabilidade do mercado financeiro foi pior do que esperava Rubem Mondaini, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um dos organizadores do 8° Simpósio de Biomática, que acontece em novembro em São Paulo. A verba destinada, cuja quantia não foi revelada, para o pagamento das despesas com passagens aéreas e estadias de convidados dos Estados Unidos e países da Europa precisou ser renegociada.

¿ A verba é liberada em real, não em dólar. Estamos revendo o plano de pagamento para que o custo caiba no orçamento ¿ diz Mondaini.

A disparada do dólar mudou os planos de muita gente que esperava passar o fim de ano no exterior, segundo o gerente da Avipam, Marcelo Castro.

¿ Muitos clientes estão reagendando suas viagens. Eles optaram por esperar o mercado financeiro acalmar ¿ conta. ¿ Muitas famílias que tinham pacotes programados para passar o fim de ano no exterior mudaram de idéia. Algumas adiaram as viagens e outras trocaram por pacotes nacionais. O impacto foi maior para os pacotes com mais de 10 dias de duração, onde o cliente, obviamente, teria uma despesa muito maior.