O globo, n. 31931, 08/01/2021. País, p. 5

 

Ala tenta tirar o PSL do bloco e pode ser ejetado

Natália Portinari

Bruno Góes

08/01/2021

 

 


Deputados bolonaristas do PSL enviaram à Câmara, na noite de ontem, documento assinado por 32 militantes da bancada para tirar o partido do bloco que apóia Baleia Rossi (MDB-SP) e ingressar no de Arthur Lira (PP-AL), candidato apoiado pelo governo na eleição. No entanto, possui nomes de parlamentares suspensos e deve ser invalidado.

Dos 53 Deputados do PSL, 17 estão suspensos. Isso significa que para aderir a um bloco é preciso haver maioria entre os 36 deputados ativos, ou seja, 19 assinaturas. Na lista N cadastrada pelo ex-líder do governo - vitor Hugo (GO), houve a adesão de apenas 15 parlamentares desse grupo. O partido avalia um processo de expulsão contra os suspensos que assinaram alista.

Vitor Hugo soltou alista como se valesse a pena a decisão dos deputados. "Foi um absurdo o PSL trair seus eleitores e se vincular a um bloco que reúne partidos como PT, PCdoB, PSB, PDT e outros que defendem tudo contra o que lutamos!", Escreveu na rede social.

Luciano Bivar (PSL-PE), presidente do partido, disse ao mundo que está iniciando o processo de expulsão do deputado por infidelidade partidária, já que a legenda apóia Baleia Rossi:

- Ele está cometendo um crime porque está suspenso. Agora o agente pode expulsar e pedir seu mandado. Pediremos um mandado e sua expulsão.

Em nota, Bivar afirmou ainda que o movimento "carece de legalidade e alicerce regimental".

Dos 15 deputados ativos que assinaram o documento, um deles, Loester Trutis (PSLMS), já retirou a assinatura:

- Assinei porque ainda não tinha orientação partidária. Mas depois de uma reunião, resolvi me retirar para acompanhar a festa.

Wes bolsonaristas usou como base um parecer assinado por Luis Tibé (AvanteMG), procurador da Câmara e membro do bloco de Lira. No documento, Tibé afirma que os suspensos podem participar do processo decisório. Isso contradiz o entendimento atual da Secretaria-Geral da Mesa, porém, que deve decidir sobre os blocos.