Título: O Inmetro e os medidores de energia elétrica :: João Alziro Herz da Jornada
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 17/10/2008, Economia, p. A21

PRESIDENTE DO INMETRO

Aevolução tecnológica dos medidores de energia elétrica (e de todos os demais medidores) tem sido prontamente absorvida pelo Inmetro, cuja agilidade em responder à demanda por regulamentos pertinentes é facilmente verificada através do extenso número de medidores eletrônicos já aprovados até hoje.

No entanto, existe uma enorme diferença entre uma simples atualização tecnológica de um medidor de energia elétrica, com a substituição dos "relógios" tradicionais por medidores eletrônicos digitais e a proposta de um novo sistema de medição centralizado, no qual as medidas são realizadas por equipamentos no alto dos postes e transmitidas para dispositivos processadores remotos (1 ou mais), e depois enviadas ao consumidor uma ou duas vezes por dia.

Esta nova arquitetura traz novas fontes de vulnerabilidades, que podem se transformar em ameaças, tanto para o consumidor, como para as concessionárias. Não há nenhum paralelo de uso de tal sistema em âmbito internacional que possa servir como referencial. Essa circunstância ¿ ausente de todos os comentários recentes sobre o tema ¿ exige do Inmetro uma ampla e profunda investigação sistemática, completamente insensível a quaisquer tipos de pressão, e/ou interesses, de forma que seja atingido um nível adequado de confiança nos resultados que fornece.

Este maior rigor na avaliação da segurança das informações, requerido em todos sistemas informatizados (vide rede bancária), está presente, também, na aprovação dos sistemas de medição, atribuída ao Inmetro. Assim, a aprovação dos sistemas eletrônicos de medição centralizada de energia elétrica ocorre se, e somente se, eles cumprem com os requisitos regulamentares a que se sujeitam, estabelecidos pela Portaria Inmetro nº 371/2007, que incorpora os requisitos técnicos preconizados pela Organização Internacional de Metrologia Legal - OIML, relativos à segurança dos resultados de medição. Tais requisitos foram detalhadamente explicitados para os fabricantes, que pediram um tempo para realizar uma adequação dos seus produtos e preparar a documentação necessária.

Tão logo os produtos e documentos sejam disponibilizados ao Inmetro, serão prontamente procedidas as avaliações necessárias. A missão do Inmetro extrapola o aspecto de fiscalização do combate a desvios, chamados popularmente de "gatos", requerendo zelo e cuidado em prover resultados de medição os mais confiáveis para todas as partes interessadas, especialmente no interesse e a serviço de toda a sociedade brasileira.