O globo, n. 31932, 09/01/2021. Sociedade, p. 9

 

Defensoria pública pede adiamento do Enem na Justiça

09/01/2021

 

 

Ação deseja que o exame seja 'feito com segurança, ou pelo menos enquanto a situação não for tão perigosa como é agora'
A defensoria Pública da União (DPU) pediu ontem o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a Justiça Federal da 3ª Região, devido aos aumentos nos processos Covid-19. O pedido atende a demanda da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes do Ensino Médio (Ubes), que vêm promovendo desde segunda-feira passada campanha com a hashtag #adiaenem nas redes sociais.

Os testes estão programados para os dias 17 e 24 deste mês (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital).

"Temos um ensaio agendado exatamente no pico da segunda onda de infecções, sem que haja clareza sobre as medidas tomadas para evitar a contaminação dos participantes", escreveu o DPU.

O documento ainda pede que o exame seja adiado "até que possa ser feito com segurança, ou pelo menos enquanto a situação não for tão perigosa como é agora."

Ontem, 48 entidades científicas, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, publicaram carta defendendo que as medidas de segurança do Inep para prevenir a infecção por Covid-19 não são suficientes para garantir a segurança do 5,6 milhões de inscritos.

O Inep afirmou em comunicado que adoptou um conjunto de medidas preventivas para garantir a aplicação segura e que foram estabelecidas regras específicas para reduzir o congestionamento nos locais de teste.