Título: PF divulga foto recente de suspeito
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 26/02/2005, País, p. A4
ALTAMIRA, PA - A Polícia Federal localizou e apresentou ontem uma fotografia recente do fazendeiro Vitalmiro Gonçalves de Moura, de 37 anos, conhecido como Bida, acusado de ser o mandante do assassinato da missionária Dorothy Stang, 73, morta no último dia 12 em Anapu, no Pará. Bida continua foragido e a sua rendição está sendo negociada por seu advogado, Augusto Septminio, segundo a Polícia Federal. Até ontem, a PF trabalhava com uma foto tirada por Bida quando ele tinha 22 anos e com um retrato falado dele.
Na primeira foto, o fazendeiro ainda aparece magro, enquanto na apresentada ontem Bida está com o rosto mais cheio e cabelos mais curtos.
A PF diz ter informações de que o fazendeiro recebeu auxílio para fugir e estaria mudando de localização constantemente. A PF não informou onde obteve a foto recente de Bida, mas disse que a própria família do fazendeiro confirmou que o retrato é dele.
O prazo restrito para concluir o inquérito do caso do crime da missionária poderá atrapalhar as investigação sobre a possibilidade da formação de um ''consórcio'' de pessoas que estariam interessadas na morte da irmã Dorothy.
- Temos que entregar o inquérito na próxima segunda-feira e esse prazo curto poderá prejudicar as investigações. O prazo não permitirá que a investigação se aprofunde e seja investigado o consórcio, por exemplo - disse o delegado da Polícia Federal em Altamira (PA), Ualame Machado.
O inquérito da PF será remetido para a Justiça de Pacajá, cidade vizinha de Altamira. O prazo para a conclusão é de dez dias.
O ''consórcio'' entre grileiros, fazendeiros e madeireiros interessados na morte de irmã Dorothy teria sido formado para arrecadar os R$ 50 mil prometidos aos pistoleiros que a mataram. Bida teria sido apenas um dos mandantes.
O Exército concluiu ontem um balanço parcial dos cinco primeiros dias do serviço de disque-denúncia implantado no oeste do Pará. Foram 79 telefonemas com denúncias, com informações relativas ao assassinato da irmã Dorothy Stang.