Título: Ritmo de desmatamento na Amazônia cai em setembro
Autor: Abade, Luciana
Fonte: Jornal do Brasil, 30/10/2008, País, p. A12

O desmatamento na Amazônia caiu 22% em setembro em relação a agosto. Foram detectadas 587 km² de novas áreas desmatadas, contra os 756 km² registrados no mês passado. Os números foram divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Por causa das nuvens, apenas 77% da Amazônia Legal pôde ser visualizada.

Mato Grosso, Pará e Rondônia continuam entre os Estados que mais desmataram. Mato Grosso foi responsável por 216,3 km² de área devastada, seguido do Pará com 126,8 e Rondônia com 91,5 Km².

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, acredita que deve estar havendo fraudes nos planos de manejo do Mato Grosso e garantiu que "passará um pente fino" nos projetos da região.

De acordo com o Inpe, analisando os meses de junho, julho, agosto e setembro, também houve uma redução de 22% no desmatamento da Amazônia em relação ao mesmo período do ano passado.

¿ Foi uma feliz coincidência ¿ comemorou Minc.

O ministro ressaltou que ainda não está satisfeito com os números e que a meta do Brasil deve ser desmatamento zero:

¿ É sempre melhor diminuir que aumentar, mas 500 km² de desmatamento em apenas um mês é inadmissível.

O ministro atribuiu o resultado à forte atuação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) na fiscalização. Nos últimos dois meses, o órgão realizou 37 operações na Amazônia que resultaram em R$ 212 milhões de multas aplicadas. (L.A.)