Correio braziliense, n. 21053, 14/01/2021. Vrum, p. 7/8

 

Como fica a cara da Ford no Brasil

Pedro Cerqueira 

14/01/2021

 

 

Com a decisão de fechar as fábricas, no Brasil, e o término dos estoques, a Ford passará a contar apenas com sua gama de veículos importados, que já era maior do que a de nacionais e promete crescer mais ainda. Por outro lado, a marca americana abre mão do volume de vendas, já que os modelos que deixaram de ser produzidos — Ka, Ka Sedan e EcoSport — responderam, em 2020, por 84% das unidades comercializadas entre automóveis e comerciais leves.

Se somar a Ranger, fabricada na Argentina, portanto, com os benefícios do Mercosul, esses quatro veículos respondem por 98,4% do volume da marca no Brasil, evidenciando que a “importadora” Ford deve trabalhar com um volume mínimo no mercado. Esse número, também, pode dar uma resposta para quem ainda não percebeu o impacto da reestruturação da marca na rede de concessionárias, que tende a minguar significativamente. Confira como fica a linha Ford.

Ranger

Importada da Argentina, a Ranger foi a terceira picape média mais vendida em 2020 no Brasil. No último ano, foram comercializadas por aqui 19.833 unidades do modelo, cerca de 14% do volume da Ford. Uma terceira geração da Ranger está programada para 2023. Para este ano, a novidade fica por conta da versão Black, com diversos elementos em preto na carroceria.

Territory

O SUV médio é importado da China, o que não permite um preço competitivo. Com bons predicados, ele é vendido a partir de R$ 179.900. Em 2020, foram comercializadas 1.558 unidades, 1,1% do volume da marca.

Mustang

Ícone automotivo mundial, foi o segundo esportivo mais vendido, no Brasil em 2020, com 350 unidades, 0,25% de participação no volume da marca. A novidade para 2021 é a chegada da versão Mach 1, ainda mais esportiva.

Edge ST

SUV de luxo de porte médio, o Edge tem volume tão pequeno, que nem figura entre os 40 utilitários-esportivos mais emplacados de 2020 no ranking da Fenabrave. Importado do Canadá, o modelo custa a partir de R$ 351.950.

Modelos importados que podem chegar

Alguns já foram confirmados, outros podem fazer parte do portfólio da Ford

Bronco Sport

Fabricado no México, o Bronco Sport viria sem imposto de importação. O SUV médio é fabricado em estrutura monobloco e sua carroceria faz uma fusão entre as linhas retilíneas de um jipe e o porte de um utilitário-esportivo.

Bronco

A releitura do modelo clássico também será vendida no Brasil, provavelmente em 2022. O modelo é fabricado nos Estados Unidos, e, a exemplo do rival Jeep Wrangler, deve chegar por aqui com preço salgado. Além do visual irado, o modelo construído sobre chassis tem muitos recursos para o fora de estrada.

Nova Transit

A van será montada na fábrica da Nordex, no Uruguai, e também está confirmada para o mercado brasileiro. Existem versões para passageiros, para carga e chassi-cabine, mas ainda não se sabe quais estarão disponíveis por aqui.

Mustang Mach-E

Aqui já entramos no campo das possibilidades. É que o presidente da Ford na América do Sul, Lyle Watters, chegou a afirmar que pretendia trazer o Mustang Mach-E para o Brasil. A versão mais potente do SUV elétrico fabricado no México chega a apresentar 465cv e 84,6kgfm de torque, com aceleração até os 100km/h em 3,5 segundos.

Maverick

Não se trata de uma releitura do Maverick clássico, mas uma picape que ainda nem foi lançada. O modelo será fabricado no México e terá porte intermediário entre as picapes compactas e as médias. Uma suposta imagem flagrada do modelo na linha de montagem revela que suas linhas serão robustas, como as médias. Sob o capô, um motor 1.5 turbo de 150cv.

Escape híbrido

A versão híbrida do SUV médio já é vendida na Argentina, onde se chama Kuga. E seria esta mesma versão, que combina motor 2.5 litros a combustão interna com outro elétrico para obter 203cv, que viria para o Brasil. Não espere por uma pechincha.

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Modelos que cabem no bolso 

14/01/2021

 

 

Para quem procura um veículo zero e não pretende gastar muito, selecionamos as opções mais em conta disponíveis no mercado brasileiro, com preços de R$ 40 mil a R$ 60 mil

Quem não fixou como uma das metas de início de ano comprar um carro zero quilômetros? Pois 2021 está a pleno vapor e está na hora de pôr em prática todos os planos. É verdade que, com a economia afetada pela pandemia do novo coronavírus, que aumentou desemprego no país, será necessário um esforço redobrado para atingir as metas. Para isso, fizemos um levantamento sobre os preços dos modelos mais baratos à venda no mercado brasileiro e o resultado é surpreendente. Dos sete selecionados, os dois mais em conta estão próximos aos R$ 40 mil, valor que corresponde a 36,3 salários mínimos. E o mais caro ultrapassa um pouco os R$ 60 mil, confirmando que o cidadão comum precisa trabalhar muito para comprar um carro zero.

RENAULT KWID

No chamado segmento de entrada, temos os dois modelos mais baratos comercializados no Brasil. O mais em conta é o Renault Kwid, vendido na versão Life 1.0 por R$ 39.390. Trata-se de um hatch subcompacto espartano, com acabamento muito simples e lista de equipamentos modesta. Em teste crash realizado pelo Latin NCAP, em 2017, o modelo recebeu três estrelas (em cinco) na proteção para adultos e crianças. Equipado com motor 1.0 flex de 70cv com etanol e câmbio manual, o pequeno hatch tem desempenho satisfatório.

A lista de equipamentos do Kwid traz abertura interna do porta-malas, pré disposição para rádio, alerta sonoro e visual do uso do cinto de segurança do motorista e passageiro, sistema de fixação de cadeiras infantis (Isofix), dois airbags laterais, indicador de troca de marcha, retrovisores com ajuste manual e rodas de aço de 14 polegadas com calotas de plástico.

FIAT MOBI

Por um pouco mais, exatos R$ 39.740, você pode colocar na sua garagem o Fiat Mobi na versão Easy 1.0 com câmbio manual. O modelo produzido em Betim (MG) também é bem simples e traz sob o capô um motor 1.0 EVO 8Vflex, que desenvolve 75cv quando abastecido com etanol. Submetido ao teste de impacto do Latin NCAP também em 2017, o subcompacto recebeu apenas uma estrela na proteção para adultos e duas para crianças.

O modelo da Fiat tem uma lista de equipamentos de série um pouco mais “recheada”, trazendo três apoios de cabeça no banco traseiro rebatível, terceira luz de freio (Brake-light), console central parcial com porta-copos, Drive by Wire (controle eletrônico da aceleração), sinalização de frenagem de emergência (ESS), espelho no para-sol lados motorista e passageiro, faróis com mascara negra, follow me home e gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix).

Tem, ainda, airbag duplo e freios ABS com EBD, função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa (Lane Change), porta-malas com tapete em carpete, quadro de instrumentos com iluminação a LED e display digital de 3,5 polegadas, retrovisores externos com comando interno mecânico, revestimento interno em todas as colunas, rodas de aço de 13 polegadas com calotas integrais e pneus de baixa resistência a rolagem, tampa traseira do porta-malas em vidro estrutural, tomada 12V e válvula antirrefluxo de combustível.

FIAT UNO

Mas, se você achou os dois modelos muito simples e modestos em termos de equipamentos e está disposto a gastar mais para ter um pouco mais de conforto, a opção seguinte é o Fiat Uno Attractive 1.0 flex, com câmbio manual. A versão é vendida por R$ 47.490 e é equipada com motor 1.0 Fire de 75cv (etanol) e câmbio manual de cinco marchas. O hatch compacto cobra “um pouco mais caro” por trazer ar-condicionado, banco traseiro bipartido, cintos de segurança dianteiros retráteis de três pontos com regulagem de altura e direção hidráulica.

Conta, também, com painéis de portas integrais revestidos parcialmente em tecido, quadro de instrumentos iluminado com conta-giros, Welcome Moving e computador de bordo (trip A), relógio e hodômetro (total e parcial) digitais, revestimento do porta-malas completo e ganchos de fixação de carga, rodas de aço de 14 polegadas com calotas integrais e pneus de alta aderência, travas elétricas das portas, trava automática das portas a 20km/h, e vidros dianteiros com comando elétrico, one touch e anti-esmagamento.

FORD KA

Subindo para a faixa dos R$ 50 mil, chegamos ao compacto da Ford. O Ka na versão S 1.0 tem preço sugerido de R$ 51.990. É um carro que melhorou em alguns aspectos na última renovação, mas tirou nota zero no teste de impacto lateral do Latin NCAP. O modelo não tem airbags laterais nem controle de estabilidade. O modelo tem motor três cilindros 1.0 flex, que desenvolve potência máxima de 85cv com etanol no tanque.

Os destaques de sua lista de equipamentos de série são abertura elétrica do porta-malas, ajuste de altura do banco do motorista e coluna de direção, apoio de cabeça traseiro central, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, faróis dianteiros escurecidos, Ford Easy-Start, ABS com EBD, limpador e desembaçador do vidro traseiro, rodas de aço de 14 polegadas com calota integrada, trava elétrica das portas com controle remoto e vidros elétricos dianteiros.

VOLKSWAGEN GOL

O velho guerreiro da marca alemã não poderia ficar de fora desta relação. Mas, apesar de ser um projeto para lá de ultrapassado, que implora por renovação ou substituição, está entre os mais caros nesse segmento de modelos de entrada. A versão mais barata do VW Gol 1.0 tem preço sugerido de R$ 55.760. É equipado com motor 1.0 flex de 84cv (etanol) com sistema E-Flex de partida a frio sem reservatório adicional de gasolina. A última vez que foi submetido a teste de impacto pelo Latin NCAP foi em 2010, quando recebeu três estrelas na proteção para adultos e duas para crianças. Mas na época as exigências eram mais brandas.

A lista de equipamentos de série do VW Gol traz como destaques o alerta de frenagem de emergência, alerta sonoro e visual para não utilização do cinto de segurança do motorista, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro com encosto rebatível e três apoios de cabeça, chave tipo canivete, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, três cintos de segurança traseiros de três pontos, desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, lavador e limpador do vidro traseiro, limpador do para-brisa com temporizador, terceira luz de freio (brake light), rodas de aço de 14 polegadas com calotas, preparação para sistema de som com fiação, suporte para celular, tomada 12V no console central, travamento elétrico das portas e vidros dianteiros elétricos.

CHEVROLET JOY

Subindo um pouco mais o degrau na tabela de preços, chegamos ao hatch compacto da Chevrolet. O Joy (antigo Onix) na versão 1.0 Black tem preço de R$ 58.290. O modelo tem sob o capô o motor 1.0 flex, com potência máxima de 80cv (etanol), que atua em conjunto com câmbio manual de seis marchas. No teste de impacto realizado em 2017, o antigo Onix tirou nota zero na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças.

Sua lista de equipamentos de série traz alarme antifurto, cinto de segurança do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança traseiros de três pontos, ganchos de ancoragem para cadeiras de crianças no padrão Isofix e Top Tether, luz de posição em LED, regulagem de altura dos faróis, ABS e sistema de distribuição de frenagem (EBD), faróis com mascara negra, rodas de aço de 15 polegadas com calotas escurecidas.

Mais: tem abertura do porta-malas por controle remoto, ar-condicionado, chave tipo canivete, desembaçador elétrico temporizado do vidro traseiro, direção elétrica progressiva, limpador e lavador elétrico do vidro traseiro, trava elétrica da tampa de combustível, trava elétrica nas portas, vidro elétrico nas portas dianteiras, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro rebatível, encosto de cabeça do banco traseiro para os três passageiros, preparação/fiação para instalação de rádio.

VOLKSWAGEN UP!

O pequeno hatch da marca alemã é a opção mais cara entre os modelos de entrada. Vendido somente na versão Xtreme, tem preço sugerido de R$ 60.090. É equipado com motor 1.0 TSI de 105cv, quando abastecido com etanol, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. E segurança é o ponto forte do VW up.! O modelo alcançou cinco estrelas na proteção para adultos e quatro para crianças no teste do Latin NCAP.Na lista de equipamentos de série do VW up!, destaque para ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), luz de condução diurna (DRL), direção com assistência elétrica, sistema de alarme com comando remoto, sensor de estacionamento traseiro, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, dois apoios de cabeça no banco traseiro, quatro alto-falantes, dois tweeters, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, chave do tipo canivete com controle remoto, cintos de segurança traseiros de três pontos com retorno automático e coluna de direção com ajuste milimétrico de altura.

A lista vai além e inclui computador de bordo, encosto do banco traseiro rebatível, retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito, faróis de neblina, lavador, limpador e desembaçador traseiros, luzes indicadoras de direção integradas nos retrovisores, rack do teto, rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus de baixa resistência a rolagem, sistema de som Composition Phone com função de dados na porta USB do suporte para celular, travamento elétrico das portas e porta-malas (com controle remoto), vidros dianteiros elétricos e volante multifuncional.