Título: Bancos pequenos e médios enxugam custos
Autor: Monteiro, Viviane; Aliski, Ayr
Fonte: Jornal do Brasil, 31/10/2008, Economia, p. A18

SÃO PAULO

A crise já mostra resultados perversos no sistema financeiro brasileiro: bancos de médio e pequeno portes estão enxugando custos. O Banco Daycoval informou ontem que vai reduzir em 10% seu quadro, hoje em torno de 700 colaboradores. O Banco Pine também anunciou demissões, como o Banco Indusval Multistock fez há poucos dias.

Segundo o superintendente do Daycoval, Carlos Lazar, o banco já está conduzindo processos de redução de pessoal, de diminuição das despesas administrativas e contratação de terceiros. A idéia é manter as despesas estáveis, mas ele enfatizou que não planeja mais cortes.

Outro banco cujas reduções na operação para pessoas físicas já se refletem em cortes é o Pine. No terceiro trimestre de 2007, tinha 392 funcionários, e hoje tem 372.

¿ É um momento agudo, mas não estamos mudando estratégias de longo prazo ¿ disse Gilberto Meiches, vice-presidente do Banco Sofisa, que afirmou que não vai cortar pessoal, mas quer reduzir gastos.

O Banco Indusval desligou 28 funcionários há cerca de 15 dias de um total de 57 que cuidavam da carteira de varejo. Focado no empréstimo para empresas, o banco vinha testando o ingresso nessa área, que em junho representou menos de 1% do total da carteira, mas desisitiu por conta da crise.

O Paraná Banco anunciou lucro líquido de R$ 19,1 milhões no terceiro trimestre, 10,6% menor que o obtido no mesmo período de 2007. Mas no acumulado de nove meses o resultado é 28% a mais que o do mesmo período de 2007. O banco reforçou o caixa com duas operações de venda de carteiras em outubro.