Título: Investimento de R$ 27 milhões beneficia a agricultura familiar
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 31/10/2008, Energia, p. E6
A meta de produzir 938 milhões de litros de biodiesel ao ano movimenta não apenas os negócios da Petrobras Biocombustível, mas também a vida de agricultores. Cerca de R$ 27 milhões serão investidos até o fim do ano em iniciativas voltadas à estruturação da agricultura familiar.
Quando lançou o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), o governo federal apresentou o projeto Selo Combustível Social, um conjunto de medidas para estimular a inclusão da agricultura no circuito de produção de biocombustíveis. Presidente da Petrobras Biocombustível S.A., Alan Kardec diz que a empresa está comprometida com os dois programas nacionais.
¿ Além da produção de biocombustíveis, contribuímos para a redução do aquecimento global e colaboramos para a geração de emprego e renda, principalmente no campo, com a utilização da agricultura familiar ¿ explica.
Hoje, a subsidiária da Petrobras conta com uma rede de 55 mil agricultores familiares, que produziram grande parte das oleaginosas necessárias para a conclusão da primeira leva de biodiesel, comercializada nos leilões da ANP.
¿ A produção de biocombustíveis também traz um benefício social, pois a empresa está comprometida em obter parte da matéria-prima para o biodiesel, proveniente da agricultura familiar ¿ conta o diretor industrial da Petrobras Biocombustível, Ricardo Castello Branco.
Ele explica que a empresa compra de cooperativas de catadores e de organizações não-governamentais no meio urbano óleos e gorduras residuais provenientes de processos de fritura de alimentos.