Correio braziliense, n. 21056, 17/01/2021. Cidades, p. 15

 

Média móvel mostra reflexo do fim de ano

Renata Rusky 

17/01/2021

 

 

Brasília registrou, ontem, 828 casos de infecção pelo novo coronavírus e seis mortes em decorrência da covid-19, somando 263.756 pacientes e 4.412 óbitos. As informações são do último boletim epidemiológico publicado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

De acordo com o pesquisador do Centro Universitário Iesb Breno Adaid, a média móvel de novos casos está em 800 e a de mortes, em nove. O indicador calcula a tendência e a oscilação da doença nos últimos sete dias. "A gente tem uma grande oscilação durante os dias da semana, até por questão de alimentação de dados e pelo comportamento da população, por isso é dividido por sete. Tem sempre que ter sábado e domingo, que é quando há tendência dos casos diminuírem; e segunda e terça, quando o número sobe. Tem que ser sempre todos os dias da semana", detalha.

Tendência

Embora soe como uma notícia otimista, a estabilidade de casos da covid-19 e de mortes pela doença não é vista com bons olhos. Adaid explica que, em caso de pandemia, a longo prazo, a tendência natural é sempre a queda. "Quem não conseguiu trabalhar de casa já pegou a doença e, depois, começaria a aparecer casos esparsos. Era o que estava acontecendo no fim do ano: novembro, dezembro", explica o pesquisador.

Adaid ressalta que, quando há crescimento ou lateralidade, é porque as pessoas estão se movimentando mais. E alerta: "Não é momento para relaxar, porque toda vez que uma pessoa se contamina, acontece um efeito cascata. Ela contamina outra pessoa e a rede dela. Um caso desencadeia outros, com outras redes. Então, definitivamente, não é a hora de relaxar, porque isso é pago em óbitos".

Ele lembra que a cada mil novos casos, cerca de 1,5% de infectados não resistem, ou seja, 15 pessoas morrem. "Sem falar na procura de leitos e no potencial colapso do sistema de saúde, que pode fazer os óbitos dispararem", destaca Adaid.

Segundo ele, o aumento de casos e estabilidade em alta é efeito das festas de fim de ano e das viagens de férias. Adaid separa as pessoas em três tipos: spreaders, que são aqueles para quem não existe pandemia e continuam saindo normalmente e que, em geral, já pegaram a doença; os moderados, que precisam sair eventualmente; e os isolados, que, geralmente, estão em grupos de risco. "A medida que vai tendo mais pessoas que fazem tudo, os moderados e isolados vão migrando de grupo, começam a se expor mais", argumenta.

Vítimas

Das seis pessoas que tiveram as mortes registradas ontem, três eram homens e três, mulheres. Todas as vítimas eram aqui do DF e sofriam de alguma comorbidade, como cardiopatia e nefropatia. Quatro delas estavam na faixa etária entre 50 e 59 anos, e duas tinham mais de 60.

A maior parte dos pacinetes (68.890) tem entre 30 e 39 anos, seguido por aqueles entre 40 e 49 anos, que totalizam 58.150. Entre os infectados, 251.876 se recuperaram da covid-19 e 7.468 estão com o vírus ativo. As regiões com maiores registros totais são Ceilândia (28.821), Plano Piloto (23.821) e Taguatinga (21.411).

De acordo com dados da SES-DF, a taxa de ocupação de leitos públicos para pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19 é de 67,15%. Isso inclui todos os leitos com suporte de ventilação mecânica, sejam eles em unidades de terapia intensiva (UTI), unidades de cuidado intermediário (UCI) ou unidades de cuidado intermediário neonatal (UCIN). Separadamente, as UTIs estão com taxa de ocupação de 76,92%, as UCIs, de 52,58%, e as UCINs, de 37.5%.

O Governo do Distrito Federal (GDF) afirmou que começará a imunização dos grupos prioritários na quarta-feira. A Secretaria de Saúde informou que a capital conta com 169 salas de vacina e tem 1,3 milhão de seringas e agulhas em estoque — outras 2,17 milhões foram compradas e chegarão nos próximos dias. Mais 2 milhões estão disponíveis para compra em Ata de Registro de Preços da pasta. Segundo a SES, o Distrito Federal terá mais de 5 milhões de seringas e agulhas disponíveis.