Título: Abuso sexual no páreo de documentário
Autor: Carlos Helí de Almeida
Fonte: Jornal do Brasil, 27/02/2005, Caderno B, p. B6

A obra do diretor americano Dick Kirby é caracterizada por temas fortes e controversos, como sadomasoquismo e pedofilia, ou por trabalhos de forte impacto emocional e social, como The end (2004), sobre pacientes terminais num hospital de Los Angeles. E foi com alguma surpresa que o cineasta viu sua última cria, Twist of faith, um documentário sobre um homem de família que confronta o passado de abuso sexual dentro de um colégio católico, ser indicado ao Oscar da categoria. Twist of faith ganhou première mundial no Sundance Film Festival, realizado em janeiro passado, dentro da mostra Documentário Americano. Era a terceira vez que Dick integrava o evento mais importante do cinema independente americano - as duas outras foram em 1997, com Sick: a vida e a morte de Bob Flanagan, supermasoquista, e em 2001, com Chain camera). Foi durante o festival que ele recebeu a notícia da indicação de seu filme ao prêmio concedido pela Academia de Artes e Ciências de Hollywood.

O documentário registra a história de Tony Comes, um bombeiro de 34 anos que alega ter sido vítima de abusos sexuais praticados pelo Padre Dennis Gray, no colégio onde estudava quando menino. Anos depois, já casado, com dois filhos e um bom emprego, Comes descobre que o homem que o assediou mora a dois quarteirões de sua casa.

Mantido no sótão do inconsciente por mais de 20 anos, o trauma vem à tona e Comes resolve abrir as comportas emocionais do seu passado. Mas, ao procurar inicialmente um bispo para narrar o ocorrido, é recebido friamente e acusado de ser cúmplice no episódio. Comes resolve então abrir um processo contra o padre e tornar o fato público, inclusive para a câmera de Dick. Depois disso, a vida do bombeiro nunca mais foi a mesma, nem seu casamento, sua alegria de viver ou mesmo sua fé, como mostra o documentário.

Passada a surpresa da indicação, Dick diz esperar que o Oscar dê mais visibilidade ao tema.

- Eu fiquei realmente muito surpreso e espero que a indicação contribua para despertar uma maior atenção sobre o assunto. A divulgação do fato para mais pessoas em todo o mundo as ajudará a entender a dor que sentem os que sofreram abusos sexuais por clérigos - disse o diretor ao JB, antes de uma das sessões de Twist of faith no festival produzido por Robert Reford.

O diretor também espera que a repercussão do filme ajude a minar a resistência da Igreja na investigação de denúncias semelhantes:

- A divulgação do caso de Comes também obrigará a Igreja Católica a tratar o assunto de uma forma mais aberta e mais direta.

Dick acha que cada vez mais as pessoas estão interessadas no viés documental do cinema.

- Na área ficcional, os temas estão começando a se repetir muito, ao contrário dos documentários em que cada filme trata de uma situação única - explicou, acrescentando que a originalidade e o inesperado do gênero agradam as pessoas.

Para o diretor, a tecnologia digital é outro fator que está permitindo o enorme crescimento e interesse pelos documentários:

- Além de permitir cobrir as histórias de uma forma mais completa, permite uma capacidade bastante razoável de experimentações.