Correio braziliense, n. 21058, 19/01/2021. Brasil, p. 5

 

Enem: nova chance de fazer provas

Jailson R. Sena 

19/01/2021

 

 

A taxa de abstenção no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, no último domingo, chegou recorde de 51,5%. Por causa disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo concurso, já liberou os pedidos de reaplicação da prova e os participantes podem pedir para fazer as provas marcadas para 23 e 24 de fevereiro. Os pedidos devem ser feitos a partir de 25 de janeiro.

Ao longo do primeiro dia do exame, estudantes se queixaram de que foram impedidos de acessar às salas por causa de superlotação, acima dos 50% previstos pelo MEC. O presidente do instituto, Alexandre Lopes, explicou que o órgão vai analisar os relatos e que nenhum participante será prejudicado. "Qualquer participante que se sentiu prejudicado, em qualquer lugar do Brasil, pode, a partir de 25 de janeiro, solicitar a reaplicação", salientou.

Os participantes que tiveram sintomas ou diagnóstico de covid-19, na véspera do primeiro ou do segundo dia do exame, poderão apresentar exames e laudos médicos que comprovem a condição. A página do participante receberá os pedidos de reaplicação até janeiro. Serão aceitos apenas documentos em formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB. O laudo precisa ter o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10).

A assinatura e identificação do médico, com o número do registro do Conselho Regional de Medicina e a data do atendimento, devem estar no comprovante. (NB)

*Estagiários sob a supervisão de Fabio Grecchi

 Frase

"Qualquer participante que se sentiu prejudicado, em qualquer lugar do Brasil, pode, a partir de 25 de janeiro, solicitar a reaplicação”

Alexandre Lopes, presidente do Inep