O Estado de São Paulo, n.46381, 12/10/2020. Política, p.A6

 

Sem máscara, Bolsonaro passeia com a filha pela praia do Guarujá

Tulio Kruse

12/10/2020

 

 

Presidente provoca aglomerações ao parar para tirar fotos com apoiadores, ignorando protocolos de segurança

De folga durante o feriado prolongado, o presidente Jair Bolsonaro foi à praia e saiu às ruas do Guarujá, no litoral paulista, provocando aglomerações de apoiadores ontem – assim como já havia ocorrido anteontem. Bolsonaro andou de moto e jet ski e saudou grupos de banhistas na praia.

Na manhã de ontem, dezenas de pessoas sem máscara se aglomeraram para tirar fotos ao lado do presidente. Ele estava acompanhado da filha Laura, de 9 anos, com quem havia feito um passeio de jet ski minutos antes, navegando entre embarcações e cumprimentando turistas. Cercadas pelo grupo de apoiadores que registravam a cena, algumas pessoas tinham dificuldade ao tentar sair da aglomeração.

Anteontem, o presidente andou de moto pelas ruas do balneário e também parou para fazer fotos e vídeos. Enquanto sua equipe gravava um vídeo da cena, uma das pessoas ironizou a cena: “Cuidado com o covid”. “Eu não mandei ninguém ficar em casa”, disse Bolsonaro em seguida, ao que apoiadores responderam com gritos de apoio. No vídeo, é possível ouvir outro dizer que o coronavírus é algo “da esquerda”.

O Brasil ultrapassou anteontem a marca dos 150 mil mortos pela covid-19. Até ontem, eram mais de 5 milhões de casos confirmados no País. O município do Guarujá teve 392 mortes pela doença, segundo o último boletim da Prefeitura. Há 29 pessoas internadas com a doença e, dessas, 11 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIS). O local entrou anteontem na “fase verde” de reabertura – quando é permitido o funcionamento de bares e restaurantes por mais tempo, além de cinemas e outras atividades culturais. Em 24 horas, entre quinta e sexta, foram confirmados 30 novos casos da doença na cidade.