O Estado de São Paulo, n.46387, 18/10/2020. Política, p.A8

 

Bolsonaro diz rezar a Deus para ser reeleito

Caio Sartori

18/10/2020

 

 

À turma de cadetes reunidos na academia militar onde se formou, presidente afirma que deseja voltar para formatura, em 2023

ENVIADO ESPECIAL / RESENDE (RJ)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem, em evento na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, no Rio, que reza a Deus para ser reeleito. “Faltam ainda três anos e pouco pela frente. Peço a Deus para estar aqui com vocês em 2023, numa cerimônia bem maior”, disse à turma de cadetes que deve se formar após o término de seu mandato, em 2022.

Durante a cerimônia, além de falar na possibilidade de reeleição, o presidente comparou o momento político da Argentina ao governo da Venezuela[/LIDAO].

“Hoje, assistimos um país mais ao Norte (Venezuela), onde as Forças Armadas resolveu (sic) enveredar por outro caminho. A liberdade, aquele povo, nosso irmão, perdeu”, disse.

“Mais ao Sul, outro país (Argentina) parece querer enveredar pelo mesmo caminho. Peço a Deus que eu esteja errado, peço a Deus que salve nossos irmãos mais ao Sul”, disse, sem explicar o motivo da crítica nem mencionar os nomes dos países a que se referia.

Pouco antes, Bolsonaro citou que o “Brasil estava perdendo a liberdade por volta de 2014”, ano da reeleição de Dilma Rousseff. Neste contexto, citou a Venezuela e sugeriu o risco que a democracia na Argentina passa, desde que elegeu o presidente Alberto Fernández, no cargo desde 2019.

Liberdade. Na Aman, o presidente afirmou que a “liberdade é o bem maior de uma nação, maior até que a própria vida”.

Segundo Bolsonaro, que se formou na mesma academia no ano de 1977, “o homem, sem a liberdade, não vive”. Diante dos novos cadetes, completou: “Vocês têm tudo para amanhã serem chefes dessa nação, como hoje eu o sou”, disse.

Bolsonaro não falou com jornalistas ao chegar à Aman. No curto caminho entre o Hotel de Trânsito e a Academia, ele acenou a apoiadores e aos guardas que controlavam o acesso ao evento. Fechada, a solenidade foi transmitida pela TV Brasil.

Estiveram com ele no sul fluminense o vice-presidente, Hamilton Mourão, e os ministros da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; da Casa Civil, Braga Netto; e da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Na noite de sexta-feira, Bolsonaro visitou um posto da Polícia Rodoviária Federal e, sem máscara, foi comer cachorro-quente e posar para fotos no carrinho que sempre frequenta quando está na cidade.

2023

“Faltam ainda três anos e pouco pela frente. Eu peço a Deus para estar aqui com vocês em 2023, numa cerimônia bem maior.”

Jair Bolsonaro

PRESIDENTE DA REPÚBLICA