Título: Para especialistas, operação não sofreu influência da crise
Autor: Pinheiro, Vinícius
Fonte: Jornal do Brasil, 04/11/2008, Economia, p. A18

De acordo com o economista Ricardo Araújo, a fusão entre o Itaú e o Unibanco estava sendo discutida há pelo menos um ano e meio, e a crise pode ter precipitado o processo, mas não foi a responsável pela iniciativa.

¿ Uma crise não é capaz de proporcionar uma fusão tão rápida assim ¿ diz Araújo. ¿ Mas o momento é muito bom para medidas como essas. Existiam boatos de que o Unibanco estaria mal das pernas, mas há muita especulação. É um banco que nunca teve a sua solidez ameaçada. Comprou o Banco Nacional e passou a ser fiscalizado pelo Banco Central. Se tivesse alguma coisa errada, com certeza, o BC saberia, pois está sempre muito atento aos bancos grandes.

Competição

Gilberto Braga, professor de Finanças Pessoais do Ibmec- RJ, diz que a fusão colocou uma pá de cal sobre as dificuldades do Unibanco.

¿ Trata-se de uma fusão¿ ressalta Braga. ¿ O Citibank e o Unibanco estavam conversando, mas o CitiBank foi afetado pela crise mundial e saiu do circuito para arrumar a casa, mudou os planos ¿ explica Braga. ¿ Como o Unibanco viu que não era suficientemente grande para competir com o Santander, manteve a conversa com o Itaú.

Segundo o economista, a crise abriu uma grande oportunidade:

¿ O Unibanco tem agências no Mercosul, mercado que estava desassistido. Além disso, será muito bom para os cidadãos fluminenses, que terão opções multiplicadas, já que o Itaú é o arrecadador de receitas estaduais ¿ explica Braga. ¿ Um outro ponto que precisa ser destacado é que essa operação mudará o cenário de venda da Nossa Caixa ¿ ressalta. De acordo com ele, haverá mais pressão sobre o governo, e o Bradesco tentará reagir e comprar a Nossa Caixa. Braga acredita que o banco não deixará o governo vendê-la para o Banco do Brasil a preço baixo.

Roberto Montezano, professor de economia do Ibemec- RJ, diz que os bancos possuem ganho de escala operacional e devem reduzir riscos por ampla diversificação.

¿ Por natureza, a boa gestão bancária deve ser prudente com custos e riscos. Neste sentido, particularmente no momento atual, esta fusão torna o sistema bancário brasileiro mais sólido e mais resistente a problemas sistêmicos ¿ acredita.