Título: Bancos garantem que nada muda para clientes
Autor: Pinheiro, Vinícius
Fonte: Jornal do Brasil, 04/11/2008, Economia, p. A18

O Itaú e o Unibanco se apressaram em ressaltar, em comunicado, que "nada muda operacionalmente neste momento" para os correntistas dos dois bancos. O comunicado diz que os clientes são os "grandes beneficiários" da operação, pois passarão a contar com mais facilidades e serviços. "Todos continuarão a utilizar normalmente os diferentes canais de atendimento, cheques, cartões e demais produtos e serviços", informa a nota.

De acordo com entidades de defesa do consumidor, como o Procon-SP e a associação Pro Teste, o Itaú e o Unibanco precisam manter todos os pacotes de serviços, empréstimos, financiamentos, juros e investimentos conforme constam dos contratos com os clientes. Segundo o Procon, a redução dos canais de atendimento ou alterações no acesso a serviços por parte dos bancos caracterizaria "descumprimento de oferta" ou "alteração contratual unilateral", práticas proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor.

No comunicado que liberaram, os dois bancos informam que as "operações e negócios realizados com clientes, credores e fornecedores, não sofrerão nenhuma alteração: o Itaú e o Unibanco continuarão operando no Brasil e no exterior nos moldes atuais".

Segundo os principais executivos da nova instituição, não há planos de fechar agências em virtude da operação de fusão. Em entrevista coletiva, o presidente executivo da Itaú Unibanco, Roberto Setubal disse que a primeira medida concreta a ser adotada pela nova empresa é a integração dos caixas eletrônicos do Itaú e do Unibanco.

Os executivos disseram, ainda, que será feita uma análise de mercado para decidir o tratamento que será dado às marcas comerciais que as duas instituições detêm, como as financeira Taií, do Itaú, e Fininvest, do Unibanco.

Segmentação

A nota também chama atenção para a "estratégia de segmentação interna dos negócios" praticada tanto pelo Itaú quanto pelo Unibanco, que permite a "identificação das necessidades de cada classe de clientes" e a "criação de produtos e serviços bancários específicos". Segundo a nota, essa filosofia será mantida, e a fusão "possibilitará ampliar o potencial dessa cultura de segmentação".