Título: FH: Lula precisa ler História do Brasil
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 27/01/2005, País, p. A4

SÃO PAULO - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) rebateu, ontem, críticas de seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva, ao governo FH, dizendo que Lula precisa ler mais sobre a história do Brasil:

- Ele (Lula) devia ter mais prudência no que diz, porque podem cobrar incoerência da parte dele.

O PSDB anunciou que vai intensificar a oposição ao governo Lula.

- Este é o momento de o PT cumprir as promessas feitas durante a campanha - disse o senador Eduardo Azeredo (MG), que assumiu oficialmente ontem a presidência da legenda no lugar do prefeito de São Paulo, José Serra.

O prefeito se licenciou do cargo para se dedicar à administração da cidade. Na reunião da Executiva Nacional, ficou definido que Azeredo ocupará o cargo até novembro, quando haverá nova eleição no partido. Serra foi eleito presidente em novembro de 2003.

- Assumo para dar continuidade ao trabalho de Serra - afirmou o senador.

Segundo o novo presidente da legenda, o PSDB já está se preparando para disputar as eleições de 2006. Azeredo, no entanto, não quis citar nomes que poderão entrar na disputa:

- Temos vários nomes. Vamos vencer as eleições de 2006.

O senador disse ainda que a perspectiva é muito positiva.

- Queremos que o governo pare de falar tanto e faça mais coisas. Vamos cobrar o programa Primeiro Emprego, cobrar que o Fome Zero deixe de ser apenas uma marca e cobrar investimentos em infra-estrutura - prometeu.

FH afirmou que o PSDB é um partido de oposição que tem amor pelo Brasil.

- O governo Lula já levou dois anos. O PSDB tem sido muito compreensivo, esperando as modificações, as promessas de campanha e o que tem sido feito? - questionou.

Sobre as declarações do presidente Lula de que a oposição reclama muito, Azeredo afirmou que os tucanos ''aprenderam com ele'' (o atual presidente).

- Ele fez toda a sua vida pública reclamando.