Título: Só desenvolvimento ajudará o país a ter marca global
Autor: Costa, Gabriel
Fonte: Jornal do Brasil, 05/11/2008, Economia, p. A20

Nem mesmo a soma de todos os ativos financeiros de Itaú e Unibanco, que criarão o 17º conglomerado bancário mais importante do mundo, colocarão o Brasil no rol das marcas globais. Mas, segundo especialistas, o país caminha nessa direção, em razão da estabilidade da moeda, do desenvolvimento econômico, e de outros fundamentos que balizam a economia brasileira atualmente.

Para a nova companhia ser considerada um global player (competidor global, em inglês), precisará investir em três fatores fundamentais, conforme explica Alejandro Pinedo, presidente da Interbrand no Brasil, empresa que classifica, por meio de estatísticas e pesquisas, as 100 maiores marcas no mundo todos os anos.

Pinedo ressalta que, para as companhias fazerem parte da lista, devem ter negócios espalhados pelos quatro cantos do globo, serem reconhecidas também por consumidores que não usufruem de seus produtos, e faturarem um terço da receita fora do país de origem.

¿ Segundo à risca as regras, o Brasil não dispõe de nenhuma marca global ¿ destaca Pinedo. ¿ Nem Petrobras, nem Vale, que mantêm negócios no exterior, se encaixam nesse perfil. Mas o Brasil está cada vez mais perto de ter uma marca global e muito mais valiosa, se insistir no desenvolvimento econômico a todo custo.

De acordo com o executivo, a estabilidade do país "atrai mais investidores, melhora a distribuição de renda e as empresas fabricam produtos com mais qualidade".

¿ A crise não travará o crescimento brasileiro ¿ ressalta.

Internacionalização

O professor de Estratégia da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Rio), Luiz Romero, é menos exigente e mais otimista, e já aponta Vale, Petrobras como empresas brasileiras internacionais.

¿ Não temos a mesma expressão que as empresas européias e americanas, mas, isoladamente, essas companhias já podem ser consideradas internacionais ¿ avalia Romero. ¿ E o sistema bancário, com muita sinergia, caminha para este fim. A estabilidade da moeda e o crescimento econômico ajudaram.