Correio braziliense, n. 21068, 29/01/2021. Brasil, p. 5

 

Brasil promoveu o pior combate à pandemia

29/01/2021

 

 

Uma pesquisa da Lowy Institute, centro de estudos australiano, apontou ontem que o Brasil foi o país que pior lidou com a pandemia do novo coronavírus, entre 98 nações analisadas. Os três países que ficaram mais bem ranqueados foram Nova Zelândia, Vietnã e Taiwan. No fim da lista, com o Brasil, estão México, Colômbia, Irã e Estados Unidos (94º).

As razões para tal desempenho vão desde a falta de uma campanha alertando para a letalidade do novo coronavírus à atuação do presidente Jair Bolsonaro, que estimulou a postura negacionista junto a vários grupos da sociedade e o uso de medicamentos sem eficácia contra o novo coronavírus. No meio de tudo isso, o conflito político que emperra a obtenção de 54 milhões de doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan –– ligado ao governo paulista. O país se sai pior do que os vizinhos Chile (89ª), Bolívia (93ª) e Colômbia (96ª). A China não foi incluída no ranking pela lacuna na divulgação de dados sobre testagem.

Para avaliar a performance de cada nação em relação àpandemia de covid-19, a instituição australiana levou em consideração seis diferentes indicadores: casos e mortes confirmadas, casos por milhão de habitantes, mortes por milhão de habitantes, número de casos em proporção com o número de testes e testes feitos a cada mil pessoas. A análise foi feita por um período de 36 semanas, usando dados até 9 de janeiro deste ano.

O estudo mostrou que, apesar de o vírus ter sido originado na China, países da Ásia, na média, tiveram mais sucesso ao conter a pandemia. Por outro lado, o coronavírus se espalhou de forma muito rápida pela Europa e pelos Estados Unidos

A pandemia também se disseminou de forma rápida pelas Américas do Norte e do Sul, fazendo com que a região seja a mais infectada em todo o planeta. Muitos países do Oriente Médio e da África conseguiram impedir o progresso inicial da pandemia com ações preventivas robustas, segundo o estudo. (MEC e ST)