O globo, n. 31934, 11/01/2021. País, p. 5

 

Ministro pede inquérito após texto contra Bolsonaro

Gabriel Shinohara

11/01/2021

 

 

André Mendonça quer apuração policial contra o escritor Ruy Castro

 O ministro da Justiça, André Mendonça, anunciou ontem que pedirá abertura de inquérito policial contra o escritor Ruy Castro e o jornalista Ricardo Noblat. Em sua coluna no jornal “Folha de S.Paulo”, Ruy Castro citou o suicídio do presidente Getúlio Vargas, em 1954, que foi acompanhado por uma carta com a frase “deixo a vida para entrar na história”, tratada por historiadores como um documento político. Em seguida, Castro comentou a situação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, antes da saída dele do cargo no próximo dia 20 e sugeriu que o presidente americano poderia se matar para tornar-se “mártir”, “herói” ou “ícone” para seus seguidores.

No mesmo texto, o autor afirmou que o presidente Jair Bolsonaro costuma imitar as ações de Trump e sugeriu, então, que ele “poderia seguilo também nesse gesto”.

“Se Trump optar pelo suicídio, Bolsonaro deveria imitálo”, diz um trecho da coluna.

O texto foi replicado nas redes sociais por Ricardo Noblat. Mais tarde, Noblat excluiu as publicações originais e explicou que apenas compartilhou o artigo como parte de um “clipping diário da mídia” que costuma fazer.

Após críticas ao texto nas redes sociais, o ministro da Justiça afirmou que “alguns jornalistas chegaram ao fundo do poço” e disse que pediria abertura de inquérito policial sobre o caso.

Em nota, a Folha afirmou que o “colunista emitiu uma opinião; pode-se criticá-la, mas não investigá-la”.