O globo, n. 31934, 11/01/2021. Sociedade, p. 7

 

Guia do enem da covid

Bruno Alfano

11/01/2021

 

 

19 questões sobre a realização de um exame como nenhum outro

 As autoridades estabeleceram uma série de medidas de segurança para o Enem, que será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro, por causa da Covid-19. O GLOBO preparou um guia com as principais dúvidas sobre as regras que deverão ser seguidas pelos estudantes, como uso de máscara e ausência por doença.

Além de toda a ansiedade envolvida em um vestibular, o Enem deste ano adiciona mais uma insegurança: a ameaça do coronavírus. Por isso, O GLOBO preparou um guia com as principais dúvidas a respeito de medidas de segurança e o que pode acontecer se um candidato pegar a doença até o dia da prova, que tem o primeiro dia de aplicação, com 5,7 milhões de inscritos, marcado para o próximo domingo.

ANTES DA PROVA

O que fazer se o candidato se sentir mal a poucos dias do exame?

A microbiologista da Universidade de São Paulo (USP) Laura de Freitas afirma que o candidato não deve ir fazer a prova e nem se encontrar com ninguém. O Inep reforça essa orientação e diz que essas pessoas terão o direito de pedir para fazer o Enem em outra data.

Qual o procedimento para se fazer a prova em outra data?

É preciso procurar um serviço de saúde e pedir um laudo, que deve ser legível e atestar a doença. O candidato, então, precisa tirar uma foto deste laudo ou escaneá-lo para anexá lo na Página do Participante (www.enem.inep.gov.br/ participante).

Para comprovar que se tem Covid-19 é necessário fazer um teste?

Não, basta o laudo médico, que deve constar nome completo do participante, diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença, além da assinatura e da identificação do profissional, com o registro do Conselho Regional de Medicina.

O que acontece se o candidato passar mal no próprio dia da prova?

O procedimento é o mesmo. Ele tem de ir a um atendimento de saúde, pedir um laudo atestando a doença e o submeter na Página do Participante. A única diferença é que, além disso, também é necessário ligar para 0800 616161 no dia da prova e informar a condição de saúde.

Apenas infectados por Covid-19 podem pedir a reaplicação da prova?

Não. Quem estiver com coqueluche, difteria, doença invasiva por doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela tem o mesmo direito.

Quando ocorrerá a reaplicação para os que ficaram doentes?

A reaplicação será nos dias 24 e 25 de fevereiro.

O que fazer se passar mal, mas sem saber se está com Covid-19?

O procedimento é o mesmo. Deve-se ir ao hospital, requisitar laudo médico e fazer o pedido para remarcar a prova. “É sempre bom lembrar que podemos contaminar outras pessoas que podem desenvolver a doença grave”, diz Freitas.

Quem está com Covid-19 nesta segunda-feira pode fazer a prova?

Freitas afirma que o ideal é aguardar de 10 a 14 dias após o aparecimento dos sintomas para ter garantia de que não está mais transmitindo o vírus. Se os sintomas começaram depois de 6 de janeiro, quarta feira passada, o candidato não pode fazer a prova por estar transmitindo o vírus e deverá pedir a reaplicação do exame para fevereiro.

Há alguma máscara mais indicada?

O físico Victor Mori, da rede Observatório Covid-19, recomenda o uso da máscara N-92. Antes do dia da prova, pode ser interessante usá-la em casa para ir se acostumando ao equipamento — afinal, serão até seis horas com ela. Caso não seja acessível ao candidato, Mori diz que outras podem ser usadas, mas ressalta que é importante que elas sejam bem fechadas no rosto. “Quanto mais vedada, mais protege. Sugiro usar esparadrapo para vedar os lados”, diz.

DURANTE A PROVA

Quais medidas de prevenção serão tomadas na aplicação?

O Inep diz que haverá distanciamento dentro das salas e uso de máscara obrigatório.

É possível denunciar candidatos que não respeitarem as regras sanitárias contra Covid-19?

Sim. Haverá fiscais, chefes de sala e coordenadores nos locais de prova para, entre outras funções, fiscalizar o cumprimento das regras sanitárias. Quem não usar a máscara adequadamente será eliminado.

É possível trocar de máscara no momento da prova?

Sim. O candidato pode levar mais de uma máscara e trocá-la. Freitas recomenda a mudança a cada duas horas ou caso ela fique molhada.

E tirar a máscara para comer dentro da sala?

Também. O candidato está liberado a retirar a máscara para comer e beber dentro da sala, mas deve recolocá-la imediatamente. No entanto, Mori recomenda evitar comer para não precisar retirar a máscara. “Tirá-la por alguns segundos para tomar água, ok. Sugiro aquelas garrafas com canudo para se retirar a máscara o mínimo possível”, explica.

O que acontece se o candidato esquecer de levar máscara para o local de prova?

Ele não poderá entrar no local de prova e perderá o exame caso não consiga alguma.

É preciso tirar a máscara em algum momento?

Sim. Para entrar na sala, é preciso se identificar tirando a máscara e entregando um documento com foto. O Inep recomenda tirar a máscaras sem tocar na parte frontal e depois higienizar as mãos com álcool em gel que o aluno pode levar ou pegar com o fiscal.

Quanto tempo os candidatos ficarão dentro da sala?

De duas a seis horas. Os candidatos não poderão deixar o local antes das 15h30. Se quiser levar a prova para casa, precisaráesperaros30minutosfinais. No primeiro dia de aplicação, o exame termina às 19h e, no segundo, às 18h30.

DEPOIS DA PROVA

Depois de fazer a prova, pode-se conviver normalmente com pessoas do grupo de risco?

Freitas recomenda que, se for possível, o candidato faça isolamento em casa por pelo menos dez dias, independentemente de apresentar ou não sintomas. Mori lembra que não há risco zero. “Medidas de prevenção na hora da prova ajudam, mas infelizmente nada garante 100% de segurança”, explica.

Quem ficou gripado após a prova deve se preocupar se pegou Covid-19 no Enem?

Freitas afirma que é difícil precisar quantos dias depois da infecção começam os sintomas. “Mas dá pra afirmar com uma certa garantia que eles só aparecerão depois de pelos menos 48h, pois o vírus precisa de um tempo para invadir as células e se multiplicar a ponto de causar sintomas”, diz. Se isso acontecer, a recomendação é isolamento e atendimento médico.

Quando sai o resultado?

Os gabaritos das provas serão divulgados no site do Inep e no aplicativo oficial do Enem até o terceiro dia útil após a realização das provas. A data de publicação das notas individuais não foi definida.