O globo, n. 31937, 14/01/2021. País, p. 7

 

Com Covid-19, emedebista estava internado há mais de 80 dias

Alexandre Machado

14/01/2021

 

 

Ele passou a maior parte da campanha eleitoral no hospital e tomou posse remotamente

 O prefeito licenciado de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), faleceu ontem por complicações da Covid-19, aos 71 anos. O político, que também foi governador de Goiás, estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, mas não resistiu a uma infecção pulmonar, em decorrência da doença, após mais de 80 dias internado.

Maguito estava no Eisntein desde o dia 27 de outubro do ano passado, onde permaneceu na UTI, realizando diálises e respirando com auxílio de aparelhos. O emedebista passou a maior parte da campanha para a prefeitura de Goiânia internado. Mesmo no hospital, venceu as eleições, tomou posse por meio de um documento assinado eletronicamente e entrou em licença. O viceprefeito, Rogério Cruz (Republicanos), assumiu a prefeitura no lugar dele.

Maguito começou sua trajetória política como vereador em Jataí (GO), sua cidade natal, em 1976. Foi eleito pela Arena, partido que dava apoio à ditadura militar. No decorrer do mandato, filiou-se ao PMDB, partido no qual ficaria o resto da vida (atual MDB). Já na nova legenda, foi eleito deputado estadual em 1982 e deputado constituinte em 1986.

AUGE DA CARREIRA

O político viveu o auge da sua carreira política na década de 90. Em 1990, foi eleito vice-governador na chapa de Iris Rezende, cacique histórico do MDB em Goiás. Em 1994, com apoio de Iris, foi eleito governador. Na época, o Datafolha o apontou como governador mais bem avaliado do Brasil. Não disputou a reeleição, contudo, porque Iris tentou voltar ao cargo. Maguito concorreu ao Senado e foi eleito.

Ele tentou voltar ao governo estadual outras duas vezes, mas foi derrotado em ambas: em 2002 perdeu para Marconi Perillo (PSDB) e em 2006 foi derrotado por Alcides Rodrigues (do PP, atual Progressistas).

Após o fim do seu mandato no Senado, em 2007, Maguito foi indicado para uma vice-presidência do Banco do Brasil (BB). Sua indicação foi rejeitada pelos conselheiros representantes dos acionistas minoritários do banco, mas acabou sendo aprovado. Em 2008, Maguito foi eleito prefeito de Aparecida de Goiânia (GO), sendo reeleito quatro anos depois.