O Estado de São Paulo, n.46392, 23/10/2020. Política, p.A10

 

Marques terá posse virtual em novembro

Breno Pires

23/10/2020

 

 

A posse de Kassio Marques no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) será realizada em sessão virtual, no dia 5 de novembro, às 16h. A informação foi divulgada após Marques se reunir com o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, na tarde de ontem.

Na véspera, o indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga deixada por Celso de Mello foi aprovado no Senado, por 57 votos a dez. A sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) durou pouco mais de dez horas.

Será a primeira vez que a cerimônia não será feita de maneira presencial.

A posse por meio virtual é uma medida de segurança, por causa da pandemia do novo coronavírus. Pelo menos nove autoridades que compareceram à cerimônia em que Fux assumiu a presidência do Supremo, no dia 10 de setembro, foram diagnosticadas com a covid-19.

O próprio Fux contraiu o vírus, assim como a ministra Cármen Lúcia, colega de STF.

A lista incluiu também a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Maria Cristina Peduzzi; o procurador-geral da República, Augusto Aras; o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ); os ministros do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, Antônio Saldanha Palheiro e Benedito Gonçalves; e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

O encontro entre Fux e Marques não estava previsto na agenda do presidente da Corte. Na ocasião, o novo ministro do tribunal usou máscara de proteção; Fux, não.