Título: Strauss-Kahn faz alerta sobre a fuga de capitais
Autor: Rosa, Leda
Fonte: Jornal do Brasil, 10/11/2008, Tema do Dia, p. A2

SÃO PAULO

Uma das principais preocupações dos mercados emergentes agora é com a redução do fluxo de capital financeiro, afirmou ontem o diretor gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, em São Paulo.

¿ Os países que começam a registrar problemas com o fluxo de capital já começam a recorrer ao Fundo para equilibrar a balança de pagamentos, como fizeram Islândia e Hungria ¿ lembrou Kahn.

Comportamento

Ele também destacou que os bancos centrais devem manter a preocupação com a inflação e os governos devem colocar em suas agendas medidas fiscais e monetárias para minimizar o impacto da crise internamente.

¿ Esses temas devem estar na pauta de reunião dos líderes do G20 em Washington ¿ disse o ex-ministro das Finanças da França em referência à cúpula dos dias 14 e 15 deste mês na capital dos Estados Unidos.

O FMI divulgou na quinta-feira uma revisão das últimas previsões de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em todas as economias desenvolvidas em 2008 e também para 2009 mostrando que o cenário não é nada otimista. As estimativas semestrais anteriores foram divulgadas em outubro e essa revisão em tão curto espaço de tempo demonstra que a volatilidade dos mercados exigiu a correção, fora do período normal, que é trimestral.

¿ Pela primeira vez desde o período pós-guerra, temos queda nas previsões de expansão para todas as economias desenvolvidas ¿ afirmou Kahn, lembrando que o pequeno crescimento do PIB global (de 3,7% em 2008 e de 2,2% em 2009) ocorrerá graças ao fato de que as economias emergentes irão sustentar o crescimento.