Título: Lula: Não esperem muito
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 12/11/2008, Economia, p. A18
Presidente pede, na Itália, que não depositem expectativas demasiadas na reunião de cúpula.
Ao se reunir na manhã de ontem com sindicalistas italianos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que não há muito que se esperar da reunião do G-20, marcada para o próximo sábado em Washington, nos Estados Unidos. Para Lula, este será apenas o primeiro encontro dos chefes de Estado dos países mais ricos do mundo após a deflagração da crise financeira internacional, e poderá ser tão somente o primeiro passo para a reforma das instituições.
¿ Não esperem muito do G-20. É apenas um começo, promissor, mas é apenas um começo.
O presidente discursou para uma platéia de mais de mil pessoas e foi bastante aplaudido em vários momentos. Reencontrou muitos amigos conquistados no tempo de líder sindical, nos anos 1970 e 1980. Alguns deles relembraram o apoio dos sindicatos italianos à estruturação do movimento no Brasil e momentos considerados marcantes, como o primeiro encontro de Lula com o polonês Lech Walesa.
Fundador do Solidariedade e um dos principais líderes sindicais do Leste Europeu, Walesa chegou à Presidência de seu país em 1990. Lula quebrou o protocolo e cumprimentou muitas pessoas na saída do auditório do Parco della Musica, onde o evento foi realizado.
O almoço do presidente com o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, teve um clima descontraído. Não só pelas excentricidades e personalidade expansiva do governante italiano, mas pela presença inusitada dos jogadores brasileiros que atuam no Milan: Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Dida, Emerson e Alexandre Pato, além do ex-jogador Leonardo, dirigente do clube.
Dono do clube italiano, Berlusconi fez uma surpresa para Lula, convidando os craques brasileiros.
¿ Quis fazer uma surpresa para o presidente Lula, que gostou muito. Ele sabe tudo de futebol e entende este esporte como uma metáfora da vida ¿ contou Berlusconi.
Ao que Lula respondeu, bem-humorado:
¿ Você contratou metade da seleção brasileira. Espero que eles estejam jogando bola ainda ¿ disse, e lembrou a criação do Palmeiras para falar da relação entre os dois países.
¿ O Brasil tem tanto italiano que eles criaram o Palestra Itália, o Palmeiras. E hoje são fanáticos contra o meu Corinthians.
Convidado por Lula, Berlusconi confirmou que visitará o Brasil em fevereiro de 2009, em retribuição ao presidente brasileiro.
¿ O presidente Lula me convidou e vou aproveitar a ocasião para inaugurar um hospital infantil que construímos no Amazonas - comemorou o primeiro-ministro.