Título: Funcionários entram em greve
Autor: Rafael Rosas
Fonte: Jornal do Brasil, 27/01/2005, Economia, p. A17

Mesmo antes da decisão do DAC, os funcionários da Vasp haviam decidido na tarde de ontem entrar em greve a partir de hoje. De acordo com Graziella Baggio, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), os pilotos e comissários da companhia não receberam em dezembro e 80% estão sem salário desde outubro.

- A decisão pela greve foi tomada em respeito aos usuários e funcionários, que não têm condições financeiras e emocionais de continuar trabalhando e será mantida para os vôos charters (fretados) - afirmou.

Graziella disse que uma nova assembléia está previamente marcada para o dia 4 de fevereiro e que só haverá mudanças em caso de depósito dos atrasados.

Os funcionários criticam a empresa não apenas pela falta de salários, mas não cumprimento de um acordo fechado em 28 de setembro, que envolvia depósito de férias e 13º, estabilidade de 90 dias no emprego e diárias para pernoite.

- Houve 400 demissões antes do fim do ano, o que contraria o acordo - afirmou Areowaldo Panadés, diretor da Associação de Pilotos da Vasp (Apvasp).

A presidente do SNA não considera que a decisão tomada ontem na subsede do sindicato em São Paulo vá precipitar o fim da companhia, que vinha cancelando, desde o fim de semana, vôos com ocupação inferior a 50%.

- A greve envolve riscos, mas o que não pode acontecer é a continuação da política ilegal de cancelamentos, que prejudica funcionários e passageiros - afirma ela.