Correio Braziliense, n. 21073, 03/02/2021. Política, p. 3

 

Reunião com Bolsonaro para agenda conjunta

Jorge Vasconcellos 

03/02/2021

 

 

 Recorte capturado

O Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), anunciou que vai se reunir com o presidente Jair Bolsonaro e com o novo comandante da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para buscar uma agenda e pautas em conjunto com o Executivo.

“Vamos buscar uma agenda imediata para podermos alinhar as estratégias comuns da Casa, o Senado, com a Câmara e o Executivo”, disse o parlamentar. Ele também confirmou ter recebido um telefonema de Bolsonaro, que o parabenizou pela vitória na eleição.

A respeito das pautas econômicas, Pacheco destacou que, ainda nesta semana, buscará a instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO). Esse colegiado não foi instalado por causa de uma disputa política em torno de sua presidência. Perguntado sobre o retorno do auxílio emergencial, o Presidente do Senado disse que terá uma reunião com a equipe econômica do governo para tratar do benefício. “Nós vamos falar sobre isso em uma discussão para identificar a compatibilidade da responsabilidade fiscal com a assistência social, que pode ser algum programa, um incremento ao Bolsa Família”, frisou.

O senador também anunciou que, amanhã, o plenário deve votar a Medida Provisória 998/2020. A matéria remaneja recursos no setor elétrico para permitir a redução de tarifas de energia, além de reorganizar o segmento nuclear para a conclusão do projeto da usina Angra 3. A MP está em vigor desde sua publicação, mas perderá validade no próximo dia 9 se não for aprovada pelo Congresso. O relator da matéria é Marcos Rogério (DEM-RO).

Cargos

Também ontem, com uma disputa entre as bancadas do MDB e do PSD, foi eleito, em votação secreta, o 1º vice-Presidente do Senado. O plenário escolheu Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que concorreu com Lucas Barreto (PSD-AP). Pacheco conduziu as escolhas dos membros da Mesa Diretora.

A definição do nome para 1ª vice-Presidência do Senado foi marcada pela disputa entre dois parlamentares porque não houve acordo entre o MDB e o PSD, donos das duas maiores bancadas da Casa, com, respectivamente, 15 e 11 representantes. Vital do Rêgo recebeu 40 votos, contra 33 de Lucas Barreto.

Em relação à composição do restante da Mesa, houve apenas um candidato para cada um dos postos. Nesses casos, ocorreu consenso entre os partidos, a partir do princípio da proporcionalidade, que distribui os cargos conforme o tamanho de cada bancada. Apenas para a função de 4º suplente de secretário não houve indicação de nome, até a proclamação do resultado da votação (veja quadro acima).

A Mesa Diretora

1º vice-presidente

Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB)

2º vice-presidente

Romário (Podemos-RJ)

1º secretário

Irajá Silvestre Filho (PSD-TO)

2º secretário

Elmano Férrer (PP-PI)

3º secretário

Rogério Carvalho (PT-SE)

4º secretário

Weverton Rocha (PDT-MA)

1º suplente de secretário

Jorginho Mello (PL-SC)

2º suplente de secretário

Luiz do Carmo (MDB-GO)

3º suplente de secretário

Eliziane Gama (Cidadania-MA)

4º suplente de secretário

Vago (não foi formalizada nenhuma indicação até o momento)