Correio Braziliense, n. 21073, 03/02/2021. Política, p. 3
Presidente vai à cerimônia no Congresso
03/02/2021
Com a vitória dos candidatos apoiados pelo governo, o presidente Jair Bolsonaro deve prestigiar a sessão solene que marca o início dos trabalhos no Legislativo, marcada para as 16h de hoje. A presença do chefe do Executivo é um aceno a Arthur Lira (PP-AL), novo presidente da Câmara, e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), eleito para comandar o Senado. Essa é a primeira vez que Bolsonaro irá ao Congresso desde que assumiu a Presidência.
A participação do chefe do Planalto na sessão de hoje foi confirmada pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom). A presença dele na primeira sessão do ano do Congresso, contudo, não é regra. O presidente pode ser substituído pelo ministro da Casa Civil, general Braga Netto, além de mandar outros representantes do governo, como o vice-presidente Hamilton Mourão, que compareceu à solenidade em 2019.
Pelo rito da cerimônia, uma mensagem do presidente deve ser lida na sessão. Nos dois anos anteriores, Bolsonaro não compareceu e mandou em seu lugar o ministro Onyx Lorenzoni, então chefe da Casa Civil. Em 2019, o chefe do Executivo não pôde participar da cerimônia, pois se recuperava da retirada da bolsa de colostomia, cirurgia realizada em 28 de janeiro daquele ano. Em 30 de janeiro de 2020, ele passou por uma vasectomia, realizada no Hospital das Forças Armadas, e também não compareceu à solenidade no Congresso.
A vitória com folga dos candidatos governistas motivou Bolsonaro a prestigiar a sessão neste ano. Ontem, ele comentou o triunfo no Congresso. “Os parlamentares, no meu entender, escolheram bons candidatos. Eu apenas fiquei na torcida”, afirmou a apoiadores, na saída do Palácio da Alvorada.