Correio Braziliense, n. 21073, 03/02/2021. Cidades, p. 15

 

Mais de 76 mil doses aplicadas

Samara Schwingel 

Cibele Moreira 

Jéssica Moura 

03/02/2021

 

 

Em um dia, 16.753 doses dos imunizantes contra a covid-19 foram aplicadas no Distrito Federal. Ao todo, 76.424 moradores da capital estão vacinadas — entre pessoas com 80 anos ou mais, profissionais de saúde, indígenas que vivem em aldeias e idosos, cuidadores e deficientes com mais de 18 anos em instituições de longa permanência. O número representa 2,5% da população e, segundo o Portal Coronavírus Brasil, Brasília é a unidade da Federação com o maior percentual de habitantes vacinados. Filas, aglomerações e demora para aplicação das doses foram observadas pela força-tarefa de combate à pandemia do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), durante a fiscalização de alguns pontos; em outros, o atendimento ocorria de forma ágil.

Ontem, no segundo dia de vacinação de idosos, as 40 salas de aplicação dos imunizantes iniciaram os trabalhos às 8h. Contudo, no drive-thru do Estacionamento 13 do Parque da Cidade, houve atraso na entrega de 380 doses. Com isso, a vacinação no local começou depois do previsto. Maria de Lurdes Evelino, 82 anos, chegou às 7h10 e recebeu a dose às 10h. "Foi falta de organização, a vacina demorou para chegar, começaram a vacinar às 8h55", relata. "Mas, para mim, por enquanto, não muda nada: não pode sair, não pode ir ao supermercado. A coisa que tenho mais vontade de ir é à igreja", afirma a aposentada.

Na Policlínica do Lago Sul, o atendimento foi misto: tanto os pedestres quanto os motoristas e passageiros podiam receber uma das 620 doses disponíveis no ponto. "A fila é muito longa, e fazer a ficha é muito demorado", reclama Delviene Macedo, 83. Ela estava em um carro com o irmão, de 84 anos, e a cunhada, de 82, que também receberam o imunizante.

Para a infectologista Ana Helena Germoglio, essas cenas se repetem por falta de planejamento. "Os idosos, por si só, já têm um sistema imunológico menos eficiente, são pessoas vulneráveis que estão em situação de risco, a partir do momento em que há várias pessoas juntas, já é situação de risco", destaca. Ela sugere que as salas de vacina sejam espalhadas pelas regiões de saúde. "Quanto mais diluído, melhor será para evitar que as pessoas se concentrem", argumenta.

Os idosos deverão tomar a segunda dose da vacina no intervalo de 14 a 28 dias, no caso da CoronaVac, e de 30 a 90 dias, caso tenham recebido a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca. Para a segunda dose, não é necessário voltar ao mesmo posto onde foi aplicada a primeira. A data de retorno é registrada no cartão de vacinação.

Agilidade

Apesar das complicações registradas em alguns postos, em outros pontos de vacinação o cenário estava tranquilo. Na UBS da 612 da Asa Sul, por exemplo, o tempo médio de espera era de cinco a 10 minutos. A aposentada Eliete Pinheiro Pascoal, 80, se surpreendeu. "Eu vim no primeiro dia, na segunda-feira, e não tinha mais vacina. Nem pensei em vir para cá, a fila no drive-thru estava enorme, mas resolvi. Em cinco minutos já estava vacinada", comemora.

O Centro de Práticas Sustentáveis, no Jardins Mangueiral, se tornou ponto exclusivo para vacinação drive-thru. A reportagem do Correio esteve no local e observou que o tempo médio de espera era de uma hora. Duas tendas estavam aplicando as vacinas e diluindo o fluxo. O artesão Henrique Delgado, 86, estava animado. "Como não ficar feliz? Quase um ano sem sair de casa", conta.

Em entrevista ao CB.Poder, ontem, o Secretário de Saúde, Osnei Okumoto, confirmou que está previsto, para sábado, o recebimento de cerca de 60 mil doses da CoronaVac.

Para acelerar a vacinação, a Secretaria de Saúde deve ampliar o número de postos por drive-thru nos próximos dias. A SES iniciou o agendamento para vacinação, por meio do Telecovid, pelos telefones 190, 193 e 199, reativado ontem. Este serviço é exclusivo para pacientes com 80 anos ou mais que tem dificuldade de locomoção ou são pacientes de Home Care.

Outro reforço que será adotado pela Saúde para agilizar a vacinação, será a convocação de servidores ativos da pasta, para atuarem na campanha. Os voluntários receberão o treinamento de um dia para atuarem, especificamente, na vacinação contra a covid-19, no entanto, não há data de início. Até ontem, 550 pessoas se inscreveram.

278.316 infectados
O Distrito Federal acumula 278.316 infectados pelo novo coronavírus e 4.573 vítimas da covid-19. Ontem, a Secretaria de Saúde registrou 409 casos da doença e nove mortes. A média móvel de ocorrências está em 849, a de óbitos, em 9,71. Ao todo, 268.470 pacientes estão recuperados, segundo o último boletim da pasta.

Cadastro SUS
Apesar de não ser necessário ter o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para ser vacinado, ter o documento pode agilizar o processo. O cadastro pode ser feito pelo site www.conectesus-paciente.saude.gov.br/ou em qualquer unidade de saúde — portando a identidade e o CPF. É importante levar o comprovante de residência para incluí-lo no cadastro.

 Pontos de vacinação
Todos os locais de aplicação dos imunizantes funcionam das 8h às 17h. Para serem vacinados,
os idosos precisam portar documento de identificação e CPF. Não é preciso fazer cadastro prévio.

  Asa Norte

» UBS nº 2 Asa Norte, EQN 114/115, Área Especial

Asa Sul

» UBS nº 1 Asa Sul, SGAS 612, Lotes 38/39, L2 Sul

Brazlândia

» UBS nº 1 Brazlândia, EQ 6/8, Lote 3, Setor Norte

Candangolândia

» UBS nº 1 Candangolândia, EQR 5/7, Área Especial 1

Ceilândia

» UBS nº 7 Ceilândia, EQNO 10, AE D/E, Setor O

» UBS nº 16 Ceilândia, SHSN, Trecho 1, Etapa 1, Qd. 500, AE 2

» UBS nº 17 Ceilândia, QNP 16/20, Setor P Sul

Cruzeiro

» UBS nº 2, Setor Escolar, Lote 4, Cruzeiro Velho

Gama

» UBS nº 1 Gama, Entrequadra 6/12, Área Especial, Setor Sul

» UBS nº 3 Gama, E/Q 3/5, Área Especial, Setor Leste

» UBS nº 5 Gama, Área Especial,

Lote 38, Setor Central, Lado Leste

Guará

» UBS nº 1 Guará, QE 6, Lote C, Área especial S/N, Guará 1

» UBS nº 3 Guará, QE 38, Área Especial S/N, Guará 2

» UBS nº 4 Guará, QELC, EQ 2/3, Conjunto Lucio Costa

Itapoã

» Quadra Poliesportiva do Itapoã (ao lado da UBS 2 Itapoã),

Quadra 61, Área Especial Del Lago Núcleo Bandeirante

» UBS nº 1 Núcleo Bandeirante,

3ª Avenida, Área Especial nº 3

Lago Norte

» UBS nº 1 Lago Norte, SHIN, QI 3, Área Especial

Paranoá

» Quadra coberta ao lado da Administração Regional do Paranoá, Praça Central S/N, Lt. 1

Planaltina

» Jardim de Infância Casa da Vivência Avenida, NS01, Área Especial 9, SRL

Riacho Fundo 2

» UBS nº 1 Riacho Fundo 2, QC 6,

Conjunto 16, Área Especial, Lote 1

» UBS nº 2 Riacho Fundo 2,

QC 1, Conjunto 10, Lote 1, Riacho Fundo 2

Samambaia

» UBS nº 2 Samambaia, QS 611, AE 2

Santa Maria

» Colégio Paloma, QR 207/307,

Conjunto T, Área Especial

» UBS nº 2, Santa Maria, EQ 217/317, Área Especial, Lote E

São Sebastião

» Caic Unesco, Quadra 5, Conjunto A, Área Especial, Centro

SCIA/Estrutural

» UBS nº 1 Estrutural, AE 1,

Setor Central

Sobradinho

» UBS nº 2 Sobradinho

Taguatinga

» UBS nº 1 Taguatinga, QNG, AE 18/19

» UBS nº 5 Taguatinga,

Setor D Sul, AE 23

Drive-thru

Plano Piloto

» Parque da Cidade — Estacionamento 13*

Lago Sul

» Pontão do Lago Sul*

» Policlínica Lago Sul,

Setor de Habitações Individuais Sul, QI 21

Águas Claras

» Faculdade Unieuro*

Jardim Botânico

» Centro de Práticas Sustentáveis,

DF-463, Avenida do Cerrado,

Jardins Mangueiral*

Planaltina

» UBS n° 20 — Quadra 12 D,

Conjunto A, Área Especial

Sobradinho

UBS 1, Quadra 14,

Área Especial 22/23

Sobradinho 2

UBS n° 2, Rodovia DF-420, Complexo de Saúde,

Setor de Mansões ao lado da UPA de Sobradinho

Guará

UBS n° 2, QE 23, Lote C,

Área Especial, s/n

Riacho Fundo 1

UBS 1, QN 9, Área Especial II

Ceilândia

UBS n° 5, QNM 16, Módulo F

* Ponto exclusivo de vacinação por drive-thru

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Fiscalização segue nos postos 

03/02/2021

 

 

A força-tarefa de combate à pandemia do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) iniciou, ontem, a fiscalização do processo de vacinação em idosos com 80 anos ou mais. Durante a manhã, servidores visitaram três pontos: o Pontão do Lago Sul, o Estacionamento 13 do Parque da Cidade e a UBS da 612 da Asa Sul. À tarde, houve visita à UBS da 114 Norte. "Acreditamos que deve haver melhorias, no sentido de que sejam colocados mais integrantes das equipes de vacinação e mais atendentes para o preenchimento do cadastro, inclusive com a participação das próprias pessoas, para que haja, então, uma conferência a posteriori", diz o coordenador da força-tarefa, procurador de Justiça José Eduardo Sabo.

Segundo Sabo, no Parque da Cidade, o tempo de era de 1h a 2h. Para dar mais agilidade, o MPDFT sugeriu que o preenchimento da ficha fosse feito pelos ocupantes no carro enquanto esperavam a vez, o que foi adotado pelos servidores do local. "Em conversas com os gestores da Saúde, definimos que a melhoria seria adotada", completa Sabo. No Pontão, a fiscalização encontrou um grande número de pessoas na fila. Na UBS da 612 Sul e da 114 Norte, a espera estava entre 15 e 20 minutos.

A força-tarefa vai mapear os locais em que forem constatados problemas na aplicação das vacinas. Os representantes avaliarão se houve eventuais descumprimentos de alguma orientação ou norma da Secretaria de Saúde. "Continuaremos esse acompanhamento, pois é nosso papel. É nossa função acompanhar esses atos e, inclusive, sugerir o aprimoramento do sistema. Temos trabalhado de forma articulada com o GDF (Governo do Distrito Federal) e, assim, também será nessa nova etapa do enfrentamento à covid-19", destaca Sabo. Hoje, a força-tarefa segue com as visitas. (SS)