Título: Obras da BR-060 serão retomadas
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 27/01/2005, Brasília, p. D3

Ligação entre Brasília e Goiânia deve estar recuperada até o final do ano, mas exigirão verbas suplementares até lá

Até abril, as obras de duplicação e restauração da BR-060 - que liga Brasília a Goiânia - serão retomadas e, segundo o Departamento de Estradas de Rodagens (DER-DF), a via estará finalizada até o final do ano. Em visita no fim da manhã de ontem ao governador Joaquim Roriz, em sua residência no Park Way, o governador de Goiás, Marconi Perillo assegurou o convênio entre as duas unidades. No entanto, a maior parte dos recursos para concluir a reforma - interrompida há quatro anos a pedido do Tribunal de Contas da União (TCU), quando restavam apenas 25% das obras para ficar pronta - serão alocados pelo governo federal. A ameaça que ainda ronda o projeto dos três governos é uma possível falta de verbas. O valor total para concluir a reforma, quando paralisada, estava estimada em R$ 80 milhões. O Orçamento Geral da União para este ano, no entanto, destina apenas R$ 20 milhões à recuperação da rodovia. O coordenador-geral do Dnit de Goiás e DF, Riumar dos Santos, lembra que o valor não é suficiente, e que será necessária a aprovação de verbas suplementares ao longo do ano para bancar o gasto.

Na terça-feira, Perillo recebeu em Goiânia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que garantiu a liberação de recursos federais para a rodovia. De 197 km de extensão da BR-060, 149 km já estão concluídos. No DF, falta duplicar 18 km, dos 31 km que estão dentro do quadrilátero. Em Goiás serão 30 km de obras.

Roriz destacou a importância de conclusão da obra para aumentar a segurança na via, de trânsito intenso. Cerca de 25 mil veículos passam por dia no local, fluxo que aumenta aos fins de semana.

- Assim que acabar as chuvas, retomaremos as obras. A previsão é concluí-las em oito meses - afirma o diretor-geral do DER-DF, Brasil Américo.

O antigo acordo firmado entre Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) e o GDF previa um gasto de R$ 31 milhões para recuperar e duplicar a via em território candango, com contrapartida de 10% do valor pelo GDF. Segundo Américo, porém, as condições atuais da pista serão revistas e os valores, atualizados.

Riumar dos Santos ressalta que as obras mais complexas serão realizadas nos cinco quilômetros das sete curvas, com terraplenagens e pontes. O trecho fica na saída do Distrito Federal, logo depois do Gama

- A idéia é acabar com um ponto crítico da estrada. As sete curvas serão apenas três - diz o coordenador do Dnit.

O TCU embargou as obras nos 18 km do DF por denúncias de superfaturamento. Em Goiás, o tribunal questionou irregularidades quanto à contratação de empresas fornecedoras de brita e areia, o que não estava previsto no contrato. As questões foram resolvidas apenas no ano passado. Desde então, a retomada das obras aguardou aporte de recursos.