Título: Ato reúne 1500 por refém brasileiro
Autor: Claudia Bojunga
Fonte: Jornal do Brasil, 30/01/2005, Internacional, p. A8

A manifestação realizada ontem pela manhã pela libertação do engenheiro João José Vasconcellos Jr., há duas semanas seqüestrado no Iraque, reuniu cerca de 1500 pessoas. O ato, que ocorreu em Juiz de Fora, começou em frente a Câmara Municipal e terminou com uma passeata pelas ruas da cidade.

Muitas pessoas vestiam as 950 camisetas confeccionadas com a foto do engenheiro e havia cartazes com a palavra ''liberdade'' em português e árabe. Manifestantes usaram camisetas com as cores do Brasil, atendendo a um pedido da família. Os organizadores esperam que imagens do ato possam ser veiculadas no Oriente Médio, sensibilizando os seqüestradores. Grupos muçulmanos no Brasil afirmaram que estão planejando outra passeata, desta vez em São Paulo, ainda sem data marcada.

- A manifestação cumpriu seu objetivo e a gente tem certeza que contribuirá para trazer o João de volta. - afirmou Eridan Leão, amiga da família e organizadora da passeata.

Isabel Vasconcellos, irmã do engenheiro, desmentiu - em nome da família - que João esteja ferido, como foi divulgado ontem pela imprensa no Brasil.

-Não temos informação disso, nunca tivemos contato com a Janusian Securities (empresa responsável pela segurança do brasileiro). Isso é especulação - afirmou.

Em Bagdá, na véspera das eleições, dois americanos morreram num atentado contra a embaixada dos EUA. Outras quinze pessoas foram mortas em uma onda de ataques pelo país.