Título: Uribe faz gesto de pacificação
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 30/01/2005, Internacional, p. A13
Presidente da Colômbia se dispõe a visitar a Venezuela em meio a apelos por uma solução para a crise através do diálogo
BOGOTÁ - Colômbia e Venezuela deram um grande passo na noite de sexta-feira rumo à superação da pior crise diplomática entre os dois vizinhos em mais de uma década. A disputa teve início depois da captura de Rodrigo Granda, um dos líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), num episódio em que Caracas alegou ter tido sua soberania violada. ¿O presidente Álvaro Uribe visitará o presidente Hugo Chávez no dia 3 de fevereiro na Venezuela, com o objetivo de escutá-lo e propor reflexões¿, indicou a Presidência colombiana em um comunicado.
O texto ¿ que antes de ser divulgado foi submetido à consulta de Chávez ¿ afirma que Bogotá revisará o procedimento que deu origem à crise.
¿ É uma boa notícia para nossas pátrias ¿ frisou Uribe, após a divulgação do texto.
¿Recebemos esse comunicado do governo da irmã República da Colômbia com agrado e como um fato muito positivo ¿ respondeu o chanceler da Venezuela, Alí Rodríguez.
O gesto de aproximação está em sintonia com os anseios da população. Hoje, os consagrados jornais El Tiempo, da Colômbia, e El Nacional, da Venezuela, publicam o manifesto reproduzido abaixo, no qual mais de cem acadêmicos dos dois países fazem um apelo pelo fim da crise e propõem soluções aos governantes para que incidentes semelhantes não se repitam. O JB teve acesso com exclusividade ao material.