Título: Abav espera uma solução doméstica para crise
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 17/11/2008, Tema do Dia, p. A3

Dólar mais alto deveria se reverter na chegada de mais turistas estrangeiros ao Rio durante a nova alta temporada. Mas ¿ em função da crise financeira mundial ¿ os turistas domésticos são a aposta do presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav), Ricardo Strauss, para salvar o setor do prejuízo.

¿ O turismo doméstico deverá compensar a perda de visitantes estrangeiros. A Riotur está sendo pouco otimista quando prevê aumento de 8% nas reservas neste ano. Acredito que esse índice possa chegar a 10% de incremento ¿ afirma Strauss, embora, neste momento, as reservas nos hotéis estejam muito abaixo das expectativas iniciais. ¿ Já era para termos alcançado 65% das reservas, mas há 15 dias esse percentual estava ainda em 50%.

´Negócios afetados

De acordo com o presidente da Abav, haverá perda de turistas tanto americanos como alemães, franceses e italianos ¿ habituais na cidade em época de fim de ano ¿, mas o pé-no-freio se verifica, segundo ele, especialmente, entre os americanos, do país sede da crise internacional.

¿ Em compensação, no mercado interno, observamos muita indecisão e desistência na compra de pacotes internacionais, com tendência de mudança para pacotes domésticos.

Para Strauss, o turismo de negócios, para eventos como congressos e convenções, ou para reuniões de negócios, ainda não foi, mas também deverá ser afetado, no entanto somente no ano que vem.