Título: Brasil precisa abusar da divulgação no exterior
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 17/11/2008, Tema do Dia, p. A3
Pouca informação faz turistas optarem por outros destinos.
O investimento em divulgação do Brasil lá fora pode ser uma medida para atrair mais estrangeiros para o país. Iniciativas como anúncios em revistas e na televisão ajudam a fixar a intenção dos estrangeiros de visitar a cidade. O escritor Tahir Shar, que veio ao Rio para lançar seu mais recente livro, divide a residência entre Londres e Casablanca, no Marrocos.
Shar conta que países com atrativos semelhantes ao do Brasil, clima quente e muito litoral, como Malásia e Tailândia, não param de anunciar nas redes de TV inglesas.
¿ Faltam informações, as pessoas têm interesse em conhecer o Brasil, o Rio, mas muitas vezes esquecem do país na hora de programar suas viagens ¿ diz o escritor, maravilhado com o bairro de Santa Teresa, depois de ter comemorado o aniversário na noite de sábado, no bar Mineiro. ¿ Governos de outros países devem gastar mais em propaganda. Acompanho publicações especializadas, e nunca tinha lido nada sobre este bairro, uma jóia.
Para Shar, porém, conquistar turistas na última hora é tarefa quase impossível. Ele conhece bem do assunto. É autor de livros de viagem, portanto, um observador do comportamento de turistas de várias partes do mundo:
¿ Os europeus sofreram muito com a recessão. Amigos meus de Londres e familiares já me disseram que se viajarem, será para cidades próximas de seu próprio país.
Para o empresário francês Philipe Beraud, na cidade para quatro dias de reuniões de negócios, o domingo era a única oportunidade de passear. Ele diz que, em seu país, as pessoas certamente vão viajar menos este fim de ano, optando por destinos dentro da própria França:
¿ Ninguém está com dinheiro para viajar.
Com o colega Dominique Fort, também empresário, visitou o Pão de Açúcar e o Mirante Dona Marta. Disse que adoraria passar o Réveillon na cidade com a mulher.
¿ Vou levar uma foto para ela acreditar que estive aqui. Para nós, franceses, o Rio é uma coisa maravilhosa, um sonho, que muitos só conhecem das belas canções ¿ elogiou.
Fort, porém, tem opinião diferente do colega. Disse que, destinos famosos como Rio de Janeiro não são afetados por crises econômicas circunstanciais, uma vez que é uma viagem planejada muito tempo antes:
¿ Estive no Rio há quinze dias, também a trabalho, e o vôo estava cheio de gente vindo de férias. A França está sofrendo com a recessão, mas os vôos partindo do país para o Brasil continuam lotados. As pessoas não abrem mão de coisas como esta.
O escritor Tahir Shar também já esteve na Cidade Maravilhosa antes, mas há 20 anos, e, encantado, nota seu crescimento. Ele diz que gostaria de voltar em breve com a mulher e a filha, porque o Brasil tem um patrimônio que muitos lugares igualmente belos carecem: a hospitalidade, a receptividade e a alegria do povo. Ele acredita que a crise financeira não deve impactar o Réveillon da cidade:
¿ Ingleses e americanos, por exemplo, costumam planejar este tipo de viagem com antecedência. As pessoas virão, pois os pacotes já estão pagos há seis meses ¿ analisa. ¿ Além disso, o Brasil ainda é considerado um destino exótico, é mais procurado pelos mais ricos. A classe média não vem tanto para o hemisfério sul, é caro para eles, que sofrem com longos financiamentos de casa e carro.