Título: Empresa compra remédio no Exterior
Autor: Rafael Baldo
Fonte: Jornal do Brasil, 30/01/2005, Brasília, p. D3

Um serviço pouco conhecido da companhia aérea Varig pode salvar a vida de um ente querido. Os interessados em importar algum remédio sem fabricação no Brasil podem encomendar o medicamento para o setor responsável na empresa sem ônus do serviço de compra e transporte. Até um ano e meio atrás, cada capital brasileira tinha uma unidade de atendimento. Atualmente, uma central no Rio de Janeiro recebe e analisa os pedidos de todo o País. A compra, no entanto, tem algumas restrições. As encomendas não podem exceder US$ 3.000 e é exigido dois atestados médicos, formulário de autorização e laudo médico. São pedidas, em média, cinco caixas de cada remédio, porém alguns medicamentos são controlados e só podem ser vendidos para hospitais e profissionais de saúde. O serviço de atendimento recebe cerca de 150 ligações e entre 500 e 600 encomendas por mês.

O prazo depende da procedência do remédio visado. Nos Estados Unidos, a encomenda demora entre sete a quinze dias para chegar ao Rio de Janeiro, e entre quinze e vinte e cinco dias se proveniente da Europa. O gênero varia em cada pedido. Grande parte é destinada para tratamentos de câncer, doenças de coração e pressão arterial.

Mas é comum encomendas de pílulas para reposição hormonal e até reversão de infertilidade. Quem começou a importação sem ônus foram os próprios funcionários de vôo da Varig, há 30 anos atrás. A Fundação Rubem Berta, formada por eles, regularizou o transporte e firmou acordos de importação junto à Receita Federal e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Serviço

Compra de medicamentos pela Varig

Informações: (21) 2468-4818/4820

Necessário apresentar dois atestados médicos, formulário de autorização e laudo médico. As encomendas demoram de sete a vinte e cinco dias para chegar no Rio de Janeiro. De lá, o pedido chega entre um e três dias em Brasília.