Correio Braziliense, n. 21085, 15/02/2021. Política, p. 3

 

Eduardo faz provocações

15/02/2021

 

 

Em São Francisco do Sul (SC) para passar o carnaval, o filho 03 de Jair Bolsonaro está seguindo o exemplo do pai e promovendo aglomerações com apoiadores. A dupla foi com as respectivas famílias para o litoral catarinense no sábado, onde deve ficar até terça-feira. Ontem, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) aproveitou uma reunião de apoiadores para elogiar o governo do pai. Quis saber do grupo reunido, muitos sem máscaras, se o ex-presidente Lula seria recebido com "esse carinho todo", ou se estariam com saudades do BNDES "mandando dinheiro para Cuba".

Em outro momento, o filho do presidente pergunta se crianças devem ir à escola "para aprender sexo". Em uma postagem em seu perfil oficial do Twitter, o parlamentar aparece seguindo e filmando o pai e, posteriormente, falando com apoiadores. Em ambos os casos, pai e filho saem apertando a mão e abraçando apoiadores sem máscaras, inclusive idosos. A brincadeira foi postada no Instagram de Eduardo Bolsonaro. Nas filmagens, o presidente e o filho estão na praia e alguns apoiadores gritam pedindo "escola militar" e "Lula preso para sempre".

Outra postagem mostra Eduardo Bolsonaro seguindo e filmando o pai e parando para falar com apoiadores. Mais uma vez, a população sem máscara se aglomera e abraça o presidente e o deputado. Em um dos momentos de desrespeito às medidas de distanciamento social de combate ao coronavírus, após cumprimentar e fazer fotos com diversas pessoas, o parlamentar ainda para e pega o celular de uma idosa para fazer uma foto com a mulher. Ao fim da filmagem, o filho do presidente afirma que a aglomeração não foi previamente acertada. "Mesmo sem combinar nada, pessoal, o presidente chegou e a população local aqui já esperando o presidente. Bacana demais", disse.

A família Bolsonaro se hospedou no Forte Marechal Luz, mesmo local em que o chefe do Executivo ficou no fim de 2020. Além de Eduardo Bolsonaro e da filha, Laura, acompanha o presidente o secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior. O presidente viaja enquanto o Congresso estuda como viabilizar o auxílio emergencial para a população mais pobre do país, a mais afetada pelos efeitos da pandemia de coronavírus. (LC)