Título: Países precisam ser mais flexíveis, diz mediador
Autor: Costa, Gabriel; Dantas, Cláudia
Fonte: Jornal do Brasil, 18/11/2008, Tema do Dia, p. A2

Em reunião para discutir agricultura, nenhum dos países do G-20 indicou como mostraria flexibilidade para ajudar a chegar a um acordo, informou Crawford Falconer, mediador para assuntos agrícolas e embaixador da Nova Zelândia na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Os membros da OMC não estão prontos, segundo Falconer, para retomar os trabalhos sobre questões agrícolas esta semana, mesmo que a convocação do G-20 exija, de forma implícita, que mudanças significativas nos posicionamentos dos integrantes da organização sejam acordadas nas próximas duas semanas, a fim de dar tempo aos ministros para preparar uma reunião. Falconer convidou membros para uma reunião, na sexta-feira, para explicar como vão mudar os posicionamentos.

Em jogo, um acordo que poderia dar um sinal de confiança às empresas afetadas pelo esmagamento do crédito global, com a liberalização do comércio de alimentos, bens industrializados e serviços como bancos e teles. Um acordo teria de ser aprovado por todos os 153 membros da OMC.

Para o chefe da delegação da África do Sul na OMC, Faizel Ismail, os países desenvolvidos terão de ceder em relação ao que pretendem oferecer e ao que exigem dos emergentes para firmar um acordo.

¿ Estamos com vontade de trabalhar por isso desde que os países desenvolvidos transformem os sinais políticos de Washington em flexibilidades concretas ¿ disse Ismail.

Outros países em desenvolvimento, contudo, se mostraram confiantes de que as linhas gerais de um acordo comercial, conhecidas no jargão como modalidades, possam ser atingidas no mês que vem.

¿ Agora temos uma oportunidade e teremos de agarrá-la. Estou otimista de que teremos modalidades no fim do ano ¿ observa o embaixador mexicano da OMC, Fernando de Mateo y Venturini.

Mateo disse que as futuras conversas vão se concentrar nas áreas de agricultura e bens industriais. As linhas gerais de um acordo em serviços foram concluídas em julho, mas só falta acordar um prazo para as ofertas finais, disse Mateo.

Qualquer reunião de ministros teria de acontecer antes de 19 de dezembro, quando a OMC promove sua última reunião do conselho geral antes do recesso do Natal, revelam diplomatas.

Antes de essa reunião acontecer, os mediadores da OMC precisam atualizar os textos de negociação produzidos em julho, como base para um acordo.