O globo, n. 31959, 05/02/2021. País, p. 4
Planalto planeja “gabinete” para acompanhar Congresso
Jussara Soares
Natália Portinari
05/02/2021
Grupo de ministros que terá reuniões semanais no Legislativo sobre andamento de pautas nasce sob polêmica por excluir Guedes
O governo estuda criar um grupo de ministros políticos que se reuniria uma vez por semana para acompanhar apauta legislativa. A proposta foi apresentada pelo ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, ao presidente Jair Bolsonaro. A ideia, no entanto, é questionada por assessores do Palácio do Planalto e por lideranças no Congresso pelo fato de o grupo proposto não incluir o ministro da Economia, Paulo Guedes, principalmente porque Bolsonaro colocou as pautas econômicas, como reformas e privatizações, como prioridade para o ano legislativo, iniciado na quarta-feira.
A primeira reunião já está marcada para a próxima segunda-feira, 8h, embora não esteja definido que o grupo será permanente.
Ao GLOBO, uma liderança do governo no Legislativo disse, em caráter reservado, que a proposta de reuniões regulares para acompanhar o andamento das pautas do governo no Congresso é bem-vinda, mas que ela não tem valor sem o ministro da Economia.
Na equipe econômica, a avaliação é que Guedes deveria participar do grupo. Segundo fontes, o ministro está disposto a contribuir informalmente, mas aguarda um convite de Ramos.
Sem Guedes, o grupo terá a participação do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, desafeto do chefe da Economia. Os dois acumulam atritos por divergências sobre o teto de gastos. O núcleo ainda teria Braga Netto (Casa Civil), Fábio Faria (Comunicações), Tereza Cristina (Agricultura) e Onyx Lorenzoni, que está na Cidadania, mas deve assumir a Secretaria-Geral da Presidência.